Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Biden Netanyahu Israel
Foto: Reprodução/Twitter/Netanyahu

Mundo

Biden e Netanyahu conversam após incidente que resultou na morte de sete trabalhadores humanitários

Líderes dos Estados Unidos e Israel conversaram nesta quinta-feira após Washington expressar sua “indignação” pelo assassinato de sete trabalhadores humanitários por Israel e a crescente preocupação com suas operações militares na sitiada Gaza.

O presidente Joe Biden e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tiveram sua primeira conversa telefônica desde meados de março.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ligação ocorre dias após ataques israelenses terem matado sete colaboradores da organização beneficente americana World Central Kitchen na segunda-feira, relataram meios de comunicação israelenses. Um deles era americano.

Israel disse que foi um erro e que iniciou uma investigação do incidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Casa Branca disse que não tem planos de conduzir sua própria investigação, embora tenha pedido a Israel para fazer mais para evitar mortes e ferimentos de civis inocentes em sua operação militar em Gaza.

Esperava-se que Biden reiterasse a Netanyahu suas preocupações sobre os planos israelenses de lançar uma operação em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde Israel diz que estão os últimos batalhões do grupo Hamas, e onde cerca de 1,5 milhão de palestinos buscaram refúgio. A vice-presidente Kamala Harris também se juntou à ligação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar das divergências, os Estados Unidos continuaram a fornecer armas e munições a Israel, incluindo pedidos que já haviam sido aprovados há algum tempo mas não haviam sido concretizados. Na segunda-feira, a “Lista Diária” de transferências de munições incluía a venda para Israel de mais de 1.000 bombas de 500 libras (225 quilos) e mais de 1.000 bombas de 1.000 libras (450 quilos).

Reunião Austin-Gallant, focada em Rafah

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, também expressou sua “indignação” pelos assassinatos dos cooperadores – que Israel admitiu – em uma ligação telefônica com seu homólogo israelense, Yoav Gallant.

Austin insistiu na necessidade de proteger os trabalhadores humanitários e civis e de “aumentar rapidamente a assistência” a Gaza, “especialmente às comunidades no norte de Gaza que estão em risco de fome”, de acordo com o Pentágono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Austin afirmou que a “tragédia reforçava a preocupação expressa por uma possível operação militar israelense em Rafah, com foco específico na necessidade de garantir a evacuação dos civis palestinos e o fluxo de ajuda humanitária”.

Biden e sua administração têm instado Israel publicamente e em particular a se abster de realizar uma incursão em grande escala em Rafah sem um plano crível para realocar e proteger os não combatentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Netanyahu prometeu destruir o Hamas, inclusive em Rafah, e trazer de volta para casa os reféns, enquanto se compromete a remover primeiro mais de um milhão de civis da cidade fora de perigo.

O exército israelense disse que Gallant e Austin discutiram “planos para expandir as operações para enfrentar os batalhões e capacidades militares remanescentes do Hamas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ameaça do Irã

Também foi discutida “a ameaça representada pelo Irã e suas atividades indiretas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu em uma mensagem nas redes sociais que “com a ajuda de Deus faremos os sionistas se arrependerem de seu crime de agressão contra o consulado iraniano em Damasco”.

O exército israelense disse que, após uma “avaliação da situação, decidiu-se aumentar os efetivos e recrutar soldados da reserva”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O exército também disse que “todos os permisos das unidades de combate serão temporariamente suspensos”, e os meios de comunicação informaram que mais reservistas estavam sendo convocados “em meio a ameaças visíveis do Irã”.

Pressão crescente sobre Netanyahu

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a guerra, Netanyahu enfrentou intensa pressão interna de famílias e apoiadores dos reféns ainda retidos em Gaza, e de um movimento de protesto antigovernamental ressurgente.

Em uma manifestação de rua em Tel Aviv para chamar a atenção para a crise dos reféns, havia faixas que advertiam “seu tempo acabou” e um homem amordaçado com as mãos amarradas com arame.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O membro do gabinete de guerra Benny Gantz, rival político centrista de Netanyahu, exigiu eleições antecipadas em setembro, um pedido rejeitado pelo partido de direita Likud do primeiro-ministro.

A guerra mais sangrenta de Gaza começou com o ataque do Hamas em 7 de outubro, que matou cerca de 1.170 pessoas em Israel, a maioria civis, segundo dados oficiais israelenses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A campanha de retaliação de Israel resultou na morte de pelo menos 33.037 pessoas, a maioria mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, governado pelo Hamas.

Os terroristas palestinos também tomaram mais de 250 reféns em 7 de outubro, e 130 permanecem em Gaza, incluindo 34 que, segundo o exército, morreram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As conversas para um cessar-fogo e a libertação dos reféns estão estagnadas, e ambas as partes se culpam mutuamente.

Uma fonte informada do Hamas disse à AFP que “não há nada de novo na última rodada de negociações, e a ocupação (Israel) continua obstinada, adiando e perturbando qualquer acordo de cessar-fogo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No meio do aumento das tensões, os serviços de segurança israelenses afirmaram ter frustrado um complô para assassinar o ministro da Segurança Nacional, o ultradireitista Itamar Ben Gvir, que lidera o partido Poder Judeu, e atacar outros alvos.

(Com informações da AFP e AP)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

rodrigo faro

Televisão

Em uma ação coordenada pela Polícia Metropolitana de Nápoles, sob a supervisão do Ministério Público de Nápoles Norte, a operação “Carioca” desvendou uma intricada...

São Paulo

Uma família de Santos (SP) vive momentos de apreensão após suspeitar de contaminação por leptospirose ao consumir um refrigerante de 2 litros contaminado com...

Brasil

Mais de 20 dias após as devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, retornou à...

Negócios

A Gol deu o pontapé inicial para sua recuperação judicial nesta segunda-feira (27), revelando um Plano Financeiro de 5 Anos ambicioso. O objetivo? Retornar...

Entretenimento

A ex-jornalista da Globo, Flávia Jannuzzi, compartilhou detalhes sobre sua saída da emissora em 2023. Segundo ela, a discordância em relação à linha editorial...

Qatar Airways Qatar Airways

Mundo

Dez pessoas ficaram feridas quando um avião da Qatar Airways, que voava de Doha para Dublin no domingo, enfrentou turbulência, informaram as autoridades aeroportuárias....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Renegociação dívidas Fies

Brasil

O prazo limite para requerer condições especiais de renegociação do Desenrola Fies encerra-se na próxima sexta-feira, dia 31. O programa, sob a tutela do...

Polícia Federal incinera 5,8 toneladas de drogas em Ponta Porã Polícia Federal incinera 5,8 toneladas de drogas em Ponta Porã

Brasil

Na manhã desta segunda-feira (27), a Polícia Federal (PF) realizou a incineração de mais de 5.800 kg de entorpecentes, incluindo cocaína e maconha. O...

São Paulo

Dois homens com aspirações políticas em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram brutalmente assassinados em um intervalo de apenas cinco meses. Thiago Rodrigues,...

Adolescente de 16 anos está entre criadores de vaquinhas falsas de ajuda ao Rio Grande do Sul; golpe movimentou mais de R$ 2 milhões por dia Adolescente de 16 anos está entre criadores de vaquinhas falsas de ajuda ao Rio Grande do Sul; golpe movimentou mais de R$ 2 milhões por dia

Brasil

Um adolescente de 16 anos emancipado é suspeito de integrar um grupo criminoso envolvido no desvio de doações destinadas a vítimas de enchentes no...

Motoristas de Aplicativo Motoristas de Aplicativo

Brasil

Em uma escalada de criminalidade nas ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro, criminosos estão aplicando um novo método de extorsão: cobram taxas...

Brasil

Na próxima quarta-feira (29), 21.681 famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas intensas chuvas serão beneficiadas com pagamentos do programa Bolsa Família. A...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit