Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Presidente do Irã
(Irna)

Mundo

Helicóptero com Presidente do Irã Desaparece Após Pouso Forçado

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, está desaparecido após realizar um “pouso forçado” no noroeste do país. Autoridades e meios de comunicação estatais iranianos informaram que a vida do mandatário está “em perigo”.

Raisi viajava pela província iraniana do Azerbaijão Oriental. A televisão estatal informou que o incidente ocorreu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com a nação do Azerbaijão, a cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã. Posteriormente, a televisão situou o local do incidente mais a leste, perto da vila de Uzi, mas os detalhes permanecem contraditórios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estavam com Raisi o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e outros funcionários, segundo a agência estatal de notícias IRNA.

Operação de Busca e Resgate

As autoridades não explicaram a causa do “pouso forçado” e iniciaram uma operação para localizar o helicóptero em que viajavam Raisi e outros altos funcionários do país, sem sucesso até agora devido às condições climáticas adversas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um funcionário local utilizou a palavra “colidiu” para descrever o acidente, mas admitiu a um jornal iraniano que ainda não havia chegado ao local.

Nem a IRNA nem a televisão estatal forneceram informações sobre o estado de Raisi, mas um funcionário iraniano disse que as vidas do presidente e do chanceler “correm perigo após o acidente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Seguimos esperançosos, mas as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes”, declarou um funcionário iraniano à Reuters.

Em meio à incerteza, os partidários instaram a população a rezar por ele. A televisão estatal exibiu imagens de fiéis rezando no santuário do Imã Reza, na cidade de Mashhad, um dos locais mais sagrados do islamismo xiita.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Declarações Oficiais

“O estimado presidente e companhia estavam de volta a bordo de helicópteros, e um dos helicópteros foi forçado a realizar um pouso de emergência devido ao mau tempo e à neblina”, disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, em comentários transmitidos pela televisão estatal. “Vários equipes de resgate estão a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina, podem demorar a chegar ao helicóptero”.

E acrescentou: “A região é um pouco acidentada e é difícil estabelecer contato. Estamos aguardando que as equipes de resgate cheguem ao local do pouso e nos forneçam mais informações”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desafios na Operação de Resgate

As equipes de resgate tentavam chegar ao local do acidente, segundo a televisão estatal, mas as más condições meteorológicas estavam dificultando as operações.

Vinte equipes de resgate e oito cães foram enviados para encontrar o helicóptero, de acordo com as autoridades de emergências. Um helicóptero de emergências não conseguiu pousar na área devido à densa neblina e teve que retornar, segundo um porta-voz de emergências.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Relatórios mencionam chuvas fortes e neblina com algum vento, e um vídeo da televisão iraniana mostrou equipes de resgate rastreando a área do acidente em meio à densa neblina. A IRNA descreveu a área como “floresta” e a região é conhecida por ser montanhosa.

O chefe da Organização de Socorro e Resgate do Crescente Vermelho, Babak Mahmoud, disse que “drones de resgate foram enviados ao local do acidente”, informou a agência Tansim.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Contexto e Implicações

Raisi havia estado no Azerbaijão no início do domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que ambas as nações constroem no rio Aras. A visita ocorreu apesar das relações frias entre as duas nações, devido, entre outros fatores, a um ataque armado contra a embaixada do Azerbaijão em Teerã em 2023 e às relações diplomáticas do Azerbaijão com Israel, que o Irã considera seu principal inimigo na região.

O Irã opera diversos helicópteros no país, mas as sanções internacionais dificultam a obtenção de peças para eles. Além disso, sua frota aérea militar é, em grande parte, anterior à Revolução Islâmica de 1979.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Raisi, de 63 anos, é um linha-dura que anteriormente dirigiu o poder judiciário do país. Ele é considerado um protegido do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e alguns analistas sugerem que ele poderia substituir o líder, de 85 anos, após sua morte ou renúncia.

Raisi venceu as eleições presidenciais iranianas de 2021, que registraram a participação mais baixa da história da República Islâmica. Ele está sancionado pelos Estados Unidos, em parte por sua participação na execução em massa de milhares de prisioneiros políticos em 1988, ao final da sangrenta guerra entre Irã e Iraque.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sob o governo de Raisi, o Irã enriquece urânio a níveis próximos ao necessário para armamento e dificulta as inspeções internacionais.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou estar “acompanhando de perto os relatórios de um possível pouso forçado de um helicóptero no Irã que transportava o presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores”. E acrescentou: “Não temos mais comentários no momento”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Política

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1099/24, que institui o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a...

câmara câmara

Política

Em uma sessão marcada por debates acalorados, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Resolução 32/24, que cria novas regras...

Em derrota para Lula, Congresso mantém veto de Bolsonaro a lei que criminaliza “fake news” Em derrota para Lula, Congresso mantém veto de Bolsonaro a lei que criminaliza “fake news”

Política

Em uma sessão rápida e simbólica, sem a contabilização formal dos votos, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o requerimento de...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,40 Euro: 5,84 ✅CCJ Da Câmara Aprova PEC Que Criminaliza Posse E Porte De Qualquer Quantidade De Droga CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

Mauro Cid Mauro Cid

Política

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, e seu pai, o general Lourena Cid, foram intimados a depor novamente na Polícia Federal...

Alexandre de Moraes Alexandre de Moraes

Justiça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ironizou um momento apontado como “socialista” da Corte durante o julgamento que discute uma...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

cachorro

São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (12), após debates intensos em plenário, os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram o projeto de lei...

Últimas Notícias

O governo dos Estados Unidos divulgou informações que contradizem a versão apresentada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a...

stf stf

Brasil

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu que a União seja responsável pelo custeio de um medicamento avaliado em R$ 17 milhões para...

dólares doação dólares doação

São Paulo

Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, fez uma doação inesperada ao enviar US$ 10 mil em espécie dentro de uma mala...

polícia civil polícia civil

Sem categoria

Uma oficina mecânica em Carapicuíba foi flagrada em um esquema de fraude que envolvia a substituição de peças originais de carros esportivos e de...

tornozeleiras eletrônicas tornozeleiras eletrônicas

São Paulo

Nesta quarta-feira (12), o governo de São Paulo lançou um edital para aquisição de mil tornozeleiras eletrônicas, marcando a expansão do programa de monitoramento...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit