Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Kate Middleton falou sobre seu diagnóstico de câncer e se referiu ao tratamento que está realizando. Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Princesa de Gales destacou que está conseguindo “bons progressos”, mas manteve cautela sobre seu futuro próximo.
“Estou fazendo bons progressos, mas, como qualquer pessoa que passa por quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins. Nos dias em que me sinto bem o suficiente, é uma alegria me envolver na vida escolar, passar tempo pessoal com coisas que me trazem alegria e positividade, e começar a fazer algum trabalho em casa”, explicou. Além disso, ela adiantou que prevê continuar com este tratamento “por mais alguns meses”, já que “ainda não estou fora de perigo”.
Nesse sentido, Kate se referiu aos ensinamentos que esse período de sua vida lhe tem proporcionado, como “ser paciente”, “tomar cada dia como ele vem”, lidar com determinadas emoções – “especialmente com a incerteza” –, ouvir seu corpo e permitir-se o tempo necessário para se curar. “Nos dias ruins, você se sente fraca, cansada e precisa deixar seu corpo descansar”, continuou.
No entanto, Kate afirmou que reaparecerá em público neste sábado para participar do Trooping the Colour, as celebrações de aniversário do rei Charles III. Será sua primeira aparição em público desde março – quando confirmou seu diagnóstico – e o primeiro evento público desde dezembro, e ela estará acompanhada por seu marido e seus três filhos, George, Louis e Charlotte.
“Estou animada para assistir ao desfile de aniversário do Rei neste fim de semana com minha família e espero participar de alguns compromissos públicos no verão”, comentou. No entanto, pessoas próximas a ela já confirmaram que isso não significa que retomará sua agenda oficial, e que isso só ocorrerá quando os médicos lhe derem a “luz verde”.
No dia 22 de março, a Princesa de Gales finalmente quebrou o silêncio após semanas de especulações sobre sua saúde e confirmou que estava realizando sessões de quimioterapia preventiva depois que, durante uma cirurgia abdominal à qual foi submetida em janeiro, foram encontradas evidências de câncer em seu corpo.
“Estou bem, ficando mais forte a cada dia e me concentrando nas coisas que me ajudarão a curar minha mente, corpo e espírito. Esperamos que entendam que, como família, precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto completo meu tratamento. Meu trabalho sempre me trouxe uma alegria profunda e espero retornar quando estiver capacitada, mas agora devo me concentrar na minha recuperação”, comentou na ocasião, sem dar detalhes sobre o tratamento ou o tipo de câncer que enfrentava.
Além disso, Kate aproveitou para agradecer as milhares de mensagens de apoio que recebeu desde o início e comentou que são uma força fundamental para atravessar esse período. “Fiquei impressionada com todas as amáveis mensagens de apoio e encorajamento dos últimos meses. Muito obrigada pela compreensão contínua e a todos que tão corajosamente compartilharam suas histórias comigo. Realmente fez uma grande diferença para William e para mim e nos ajudou em alguns dos momentos mais difíceis”, concluiu em seu último comunicado.
(Com informações de AFP, AP, EFE e Reuters)