Uma empresa sediada nos Estados Unidos lançou um serviço controverso ao instalar máquinas de venda automática que oferecem não apenas produtos convencionais como leite e refrigerantes, mas também munição para armas. As máquinas foram instaladas em seis supermercados nos estados do Alabama, Oklahoma e Texas.
Utilizando um software avançado que verifica a idade dos compradores através da carteira de motorista, as máquinas são descritas pela empresa American Rounds como “rápidas e fáceis de usar”. A tecnologia garante que apenas maiores de idade, conforme exigido pela lei federal americana, possam adquirir munição para espingarda e rifle a partir dos 18 anos, e balas para pistola a partir dos 21 anos.
A iniciativa, no entanto, gerou críticas de organizações anti-armamentistas preocupadas com o potencial aumento de conflitos armados. Nick Suplina, vice-presidente sênior de direito e política da Everytown pela Segurança das Armas, expressou sua preocupação: “Em um país com um alto número de armas e munição, onde as armas são uma das principais causas de morte de crianças, não precisamos normalizar ainda mais a venda e a promoção desses produtos.”
Por outro lado, a American Rounds defende que sua tecnologia de verificação é mais segura do que as compras online, onde a verificação de idade pode ser facilmente burlada.
Anteriormente, um policial da Pensilvânia havia lançado uma iniciativa similar há cerca de 12 anos, com máquinas de venda de munição em clubes de tiro e estandes privados, sem verificação de idade, oferecendo conveniência aos clientes, mas sem o escrutínio associado às máquinas instaladas em locais públicos como supermercados.