Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Quatro corpos foram recuperados dos destroços do iate de luxo que afundou em uma tempestade na madrugada de segunda-feira, confirmou Salvatore Cocina, chefe da agência de proteção civil da Sicília, à NBC News na quarta-feira.
As equipes de resgate não identificaram imediatamente os nomes ou o sexo das vítimas. O número total de vítimas agora é de cinco, após uma pessoa ser confirmada morta no início desta semana.
Duas pessoas continuam desaparecidas. Mergulhadores especializados alertaram que a operação de busca pelos passageiros desaparecidos estava se mostrando desafiadora.
Os serviços de emergência italianos tiveram acesso a algumas salas do navio, mas estavam lutando para acessar as cabines onde as pessoas a bordo estavam na hora do desastre. Isso impediu os mergulhadores de ver se alguém estava dentro.
O naufrágio está inclinado a uma profundidade de aproximadamente 50 metros, enquanto pontos de acesso estreitos, janelas de vidro grossas e uma série de objetos e cabos elétricos estão obstruindo o acesso.
Mergulhadores envolvidos na operação disseram à NBC News na quarta-feira que a profundidade do naufrágio significava que eles tinham apenas 10 minutos para procurar no navio antes de terem que retornar à superfície.
Os desaparecidos são o empresário britânico de tecnologia Mike Lynch e sua filha de 18 anos, Hannah; o presidente da Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e sua esposa, a administradora de caridade Judy Bloomer; e o advogado da Clifford Chance, Chris Morvillo, e sua esposa, a designer de joias Neda Morvillo.
A guarda costeira italiana confirmou na terça-feira à Sky News que o homem que morreu durante o incidente foi Recaldo Thomas, um chef canadense-antiguano.
De acordo com relatos de testemunhas oculares e sobreviventes, o navio foi violentamente sacudido por uma tempestade por volta das 4h da manhã, horário local, na segunda-feira, enquanto estava ancorado perto do porto siciliano de Porticello. Afundou rapidamente após capotar.
Lynch foi absolvido há menos de três meses por um tribunal dos EUA de 15 acusações de conspiração e fraude eletrônica, relacionadas à venda de sua empresa de software Autonomy para a Hewlett Packard em 2011. Lynch há muito negava ter inflado artificialmente o valor da empresa antes de sua venda de US$ 11,7 bilhões e foi extraditado do Reino Unido para ser julgado nos EUA em 2023.
A viagem no iate de luxo de bandeira britânica Bayesian é considerada uma celebração da absolvição de Lynch. Morvillo representou Lynch no caso, enquanto Bloomer – que atua em um papel não executivo como presidente da filial europeia da Morgan Stanley – testemunhou para a defesa.
A esposa de Lynch, Angela Bacares, estava no navio e foi resgatada junto com outras 14 pessoas, incluindo um bebê de um ano e seus pais.
Em um incidente separado no sábado, Stephen Chamberlain, ex-vice-presidente de finanças da Autonomy e co-réu no julgamento de Lynch, morreu após ser atropelado por um carro enquanto corria em Cambridgeshire, Inglaterra, disse o advogado de Chamberlain à agência de notícias Reuters.