Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um barco da polícia espanhola realizando manobras antes de colidir com um bote que transportava quatro pessoas em direção à costa da Espanha. As quatro pessoas foram presas após o incidente.
Ativistas dos direitos humanos do Marrocos e da Espanha exigiram uma investigação sobre o ocorrido, que aconteceu no domingo (25).
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a polícia espanhola afirmou que ninguém ficou ferido e que os ocupantes do bote estavam tentando entrar ilegalmente no país.
A Associação Marroquina para os Direitos Humanos classificou a ação da polícia espanhola como “violenta e perigosa” em uma publicação nas redes sociais, enquanto uma ONG de Melilha também pediu uma investigação e uma “explicação detalhada” das ações da Guardia Civil, responsável pela patrulha de portos, estradas e fronteiras espanholas.
Políticos de esquerda na Espanha reforçaram o pedido por uma investigação, dirigindo-se ao ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, conforme reportado pelo “Guardian”. Jon Iñarritu, da coalizão basca de esquerda EH Bildu, descreveu o incidente como uma “selvageria” nas redes sociais.
Apesar das críticas, uma fonte do Ministério do Interior afirmou à agência Europa Press que não há planos para abrir uma investigação interna sobre o caso.
ASSISTA:
El momento en el que la Guardia Civil pasa por encima de la lancha en la que hay 4 personas. pic.twitter.com/0zpobU0EAk
— Youssef M. Ouled (@ymouled) August 26, 2024