Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde de quinta-feira (12), uma explosão de carro em Ramle, cidade localizada na região central de Israel, resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras oito feridas, conforme informou um porta-voz da Magen David Adom (MDA), serviço nacional de emergência médica e desastres de Israel
O incidente aconteceu por volta das 16h44 (do horário local), quando um carro explodiu enquanto estava estacionado perto de uma loja em uma área residencial.
Após o alerta recebido pelo centro de atendimento de emergência da MDA, várias equipes e ambulâncias foram enviadas ao local. A primeira equipe da MDA chegou em dois minutos e iniciou os cuidados médicos para 12 pessoas, que foram evacuadas para os hospitais Shamir Medical Center e Kaplan Medical Center.
Entre os 12 feridos, cinco estavam inconscientes e em estado crítico devido à inalação de uma grande quantidade de fumaça, e foram evacuados com esforços contínuos de reanimação. Dois estavam em condição moderada com ferimentos de estilhaços e explosão, e cinco apresentavam ferimentos leves.
As vítimas em estado crítico incluíam uma mulher de aproximadamente 50 anos, uma garota de 15 anos, um menino de 10 anos, uma menina de 5 anos e um bebê de 1 mês. Às 20h, após repetidos esforços de reanimação, a mulher e três das crianças foram declaradas mortas, com o quinto paciente ainda recebendo cuidados urgentes, segundo a mídia israelense.
O paramédico da MDA, Benny Cohen, que foi o primeiro a chegar ao local, relatou: “Cheguei e vi uma grande agitação em torno de um carro que havia explodido e pegado fogo. Como resultado da explosão, vários transeuntes foram feridos por estilhaços e explosão. Juntamente com as equipes adicionais da MDA que chegaram, começamos a fornecer tratamento médico. Enquanto tratávamos os feridos, notamos que o fogo havia se espalhado para uma loja próxima.”
Cohen explicou ainda que a posição do carro, na entrada da loja, impediu a fuga das pessoas que estavam dentro. No entanto, quando as equipes de combate a incêndio chegaram, elas “resgataram os presos na loja e no edifício residencial acima da loja.”
“Ao resgatar as vítimas, elas estavam inconscientes, e nossas equipes iniciaram esforços avançados de reanimação e as transportaram para hospitais em estado crítico,” acrescentou Cohen.
A paramédica Liat Cohen afirmou: “Este é um incidente muito grave. Nossas equipes começaram a fornecer tratamento médico para os feridos moderados e leves por estilhaços e lesões contundentes e os evacuaram para o hospital.”
Liat Cohen acrescentou: “Durante os esforços de combate ao incêndio, foram resgatadas 5 vítimas inconscientes da loja e dos apartamentos próximos, incluindo uma mulher de aproximadamente 50 anos, uma garota de 15 anos, um menino de 10 anos, uma menina de 5 anos e um bebê de 1 mês. Todos sofreram de inalação de fumaça e foram transportados para o hospital em estado crítico, enquanto os esforços de reanimação continuavam.”