Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Exército israelense informou nesta quinta-feira que realizou dois ataques no sul da Síria, um dos quais matou um combatente do grupo terrorista libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã.
Um ataque aéreo atingiu a “zona de Quneitra”, matando Ahmad al-Jabr, membro do Hezbollah.
Outro ataque, na região de al-Rafid, teve como alvo um “terrorista que promovia ataques contra o Estado de Israel e agia com cooperação e orientação do Irã”, segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Mais cedo, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos havia relatado duas mortes em um bombardeio, supostamente israelense, contra um veículo que trafegava na província de Quneitra.
Segundo a organização, o carro foi atingido na estrada que liga Quneitra a Damasco e ficou destruído pelo impacto dos mísseis, que mataram pelo menos duas pessoas, conforme comunicado da ONG, que tem sede no Reino Unido e uma ampla rede de colaboradores em campo.
De acordo com a nota, o ataque ocorreu a leste da localidade de Khan Anarbeh, na altamente sensível divisa com os Altos do Golã, território que o Estado judeu tomou da Síria durante a Guerra dos Seis Dias em 1967 e, posteriormente, anexou.
Nos últimos meses, Israel tem realizado vários ataques seletivos contra veículos na estrada Damasco-Beirute. O último grande ataque ocorreu no final de agosto, quando três membros da Jihad Islâmica Palestina (JIP) e um do Hezbollah foram mortos a poucos quilômetros da fronteira com o Líbano.
Há uma semana, no extremo oposto do país, um caminhão com armas, supostamente pertencente à Guarda Revolucionária Iraniana, foi atingido por um drone nos arredores da cidade de Al Bukamal, no leste da Síria, perto da fronteira com o Iraque, de acordo com organizações locais.
Paralelamente a essa campanha de ataques seletivos, Israel continua bombardeando regularmente alvos do Exército sírio e das milícias pró-Irã que o apoiam.
Na noite da última segunda-feira, uma série de ataques aéreos israelenses deixou 18 mortos na província noroeste de Hama, segundo o último balanço oficial. No entanto, o Observatório relatou um número mais elevado e afirmou que muitos dos mortos trabalhavam com as milícias pró-Irã.
Drones e foguetes a partir do Líbano
Enquanto isso, o exército informou que vários drones carregados com explosivos foram lançados hoje a partir do Líbano em direção ao norte de Israel, atingindo a área próxima de Keren Naftali.
Ainda hoje, cerca de 15 foguetes foram disparados do Líbano contra a Galileia Ocidental.
Equipes de bombeiros e resgate combateram diversos incêndios causados pelo impacto dos projéteis na região.
Não houve feridos nos ataques.