Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira (24) que as Forças Armadas do país continuarão atacando “com força” as posições do Hezbollah até garantir o retorno seguro dos civis evacuados do norte do território israelense devido aos ataques do grupo terrorista libanês.
“Não posso explicar tudo o que estamos fazendo, mas posso dizer uma coisa: estamos decididos a levar nossos residentes de volta ao norte, sãos e salvos”, garantiu Netanyahu em um novo vídeo publicado em seu perfil oficial na rede social X, onde destacou que os ataques são direcionados ao Hezbollah, e não ao Líbano.
“Estamos atacando o Hezbollah com golpes que eles nunca ouviram. Estamos fazendo isso com força, estamos fazendo isso com determinação. Uma coisa eu prometo: não descansaremos até que voltem para casa”, disse o primeiro-ministro de Israel, país que nos últimos dias lançou vários ataques contra cidades libanesas, incluindo Beirute.
O Exército de Israel realizou nesta quarta-feira “uma nova onda de ataques” contra o Hezbollah no sul do Líbano e no vale de Beqaa, em resposta a um míssil balístico lançado pelo grupo terrorista que atingiu a cidade israelense de Tel Aviv.
“As Forças de Defesa de Israel (FDI) estão realizando extensos ataques no sul do Líbano e na área de Beqaa. Detalhes serão informados em breve”, informou o Exército em um comunicado.
Foi mencionado que seus aviões de combate “completaram outra onda de ataques durante a noite contra alvos terroristas do Hezbollah em todo o território do Líbano” e que entre os objetivos estavam “edifícios militares”, “dezenas de armazéns de armas” e “lanzadoras de precisão”, entre outros.
“Após os ataques aos armazéns de munição, foram detectadas explosões secundárias, o que indica a presença de muitas munições em seu interior”, afirmaram as Forças de Defesa no texto, que também afirmou ter bombardeado uma “lanzadora” a partir da qual o grupo disparou um projétil contra o norte de Israel nas últimas horas.
O porta-voz em árabe do Exército israelense, Avichai Adrai, indicou por meio de um mensagem em sua conta na rede social X que os libaneses que deixaram suas casas após os avisos de Israel não devem retornar até novo aviso.
“A todos os residentes de aldeias libanesas que evacuaram seus lares por sua segurança devido à presença de armas ou elementos do grupo terrorista Hezbollah: as incursões das Forças de Defesa de Israel continuam. Por sua segurança, não retornem para suas casas até novo aviso”, enfatizou.
Pela primeira vez, as incursões israelenses atingiram a localidade montanhosa de Maaysra, ao norte de Beirute, uma área de maioria xiita em uma região predominantemente cristã.
A Agência Nacional de Notícias do Líbano informou que “dois foguetes caíram em Maaysra”, destruindo uma casa e um café.
Os ataques das Forças de Defesa de Israel contra o território libanês já deixaram mais de 600 mortos e milhares de feridos. Além disso, as principais autoridades militares do país agora estão focadas nos preparativos para uma possível incursão terrestre no Líbano através da fronteira comum.
(Com informações da Europa Press)