Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Enquanto o Exército de Israel continua desferindo golpes contra o Hezbollah no Líbano, as tropas seguem com suas operações na Faixa de Gaza no contexto da guerra contra os terroristas do Hamas.
Nesse cenário, neste domingo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que destruíram uma extensa rede de túneis subterrâneos construída pelos terroristas no enclave palestino.
“Enquanto continuamos lutando em uma guerra de múltiplas frentes, estamos operando em Gaza para trazer nossos reféns de volta para casa e desmantelar o Hamas”, destaca o Exército em um comunicado.
O comunicado detalha: “As tropas das FDI descobriram, mapearam e desmantelaram uma rota de túneis subterrâneos de aproximadamente 1 km de comprimento, localizada perto de edifícios residenciais e espaços civis no centro de Gaza”.
De acordo com as FDI, na complexa rede de túneis foram encontradas “várias salas e equipamentos utilizados pelos terroristas do Hamas para estadias prolongadas”.
Nas últimas semanas, a 5ª Brigada do Exército tem operado no corredor central da Faixa de Gaza sob o comando da 252ª Divisão.
Por sua vez, o corpo militar também informou neste domingo que, recentemente, sob a direção da inteligência das FDI, a Força Aérea de Israel realizou um ataque preciso contra os terroristas que atuavam em um centro de comando e controle do Hamas “localizado dentro de um complexo que anteriormente servia como a ‘Escola Umm al-Fahm’ no norte da Faixa de Gaza”: “O centro de comando e controle era utilizado pelos terroristas do Hamas para planejar e executar ataques terroristas contra as tropas israelenses e o Estado de Israel”.
“Antes do ataque, foram tomadas várias medidas para mitigar o risco de danos a civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e informações de inteligência adicionais”, afirmou o Exército.
“Este é mais um exemplo do abuso sistemático por parte da organização terrorista Hamas da infraestrutura civil em violação ao direito internacional. As FDI continuarão operando contra o Hamas em defesa dos cidadãos de Israel”, concluiu.
As autoridades palestinas informaram que pelo menos quatro gazenses morreram e um número indeterminado ficou ferido, entre eles alguns em estado grave, devido ao bombardeio israelense.
Os ataques israelenses continuam ao longo de toda a Faixa, mesmo enquanto o país intensifica sua ofensiva contra o grupo chiita Hezbollah no Líbano, que ameaça resultar em um conflito regional.