Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Oficina Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos emitiu uma advertência nesta sexta-feira sobre a possibilidade de atos de violência em território americano em razão do primeiro aniversário dos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023. A agência, em conjunto com o Departamento de Segurança Nacional (DHS), pediu à população que “preste atenção ao seu entorno em todos os momentos” e “reporte qualquer atividade suspeita às autoridades”.
“O FBI acredita que organizações terroristas estrangeiras e outros extremistas violentos continuarão a explorar narrativas relacionadas ao conflito para incitar atacantes solitários a cometer atos de violência nos Estados Unidos”, destacou a agência em um comunicado. O FBI ressaltou que essa data pode motivar indivíduos ameaçadores de diversas ideologias, incluindo aqueles que promovem o antissemitismo violento e a islamofobia, a realizarem atos de violência.
O FBI e o DHS expressaram preocupação especial com possíveis ataques a “espaços comunitários, reuniões públicas e instituições religiosas, como sinagogas, mesquitas ou centros islâmicos”. Essas instalações podem ser “alvos atraentes para ataques violentos ou ameaças falsas por parte de uma variedade de atores ameaçadores”, alertou o comunicado.
O aniversário marca um ano desde a ofensiva lançada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) em resposta aos atentados perpetrados por milicianos do Hamas, que resultaram na morte de aproximadamente 1.200 pessoas e no sequestro de cerca de 240 reféns em Israel.
“Mensagens online associadas a organizações terroristas estrangeiras e outros extremistas violentos podem inspirar indivíduos a agir sozinhos, cometendo ataques com pouca ou nenhuma advertência”, acrescentou o comunicado das autoridades americanas, enfatizando a necessidade de manter a vigilância e a cooperação com as forças de segurança.
O FBI e o DHS reiteraram que continuarão monitorando qualquer ameaça e ajustarão as medidas de segurança para proteger as comunidades.
“Nós não vamos tolerar que grupos como o Hamas ou o Hezbollah espalhem sua ideologia de terror em nosso país”, afirmou um porta-voz do FBI, deixando claro que qualquer ato de violência será tratado com a máxima rigidez da lei.
Operativos em Londres
A Polícia Metropolitana de Londres anunciou o desdobramento de uma operação “significativa” em toda a cidade para enfrentar os atos comemorativos e manifestações previstos para o primeiro aniversário dos ataques de 7 de outubro de 2023.
“Nos próximos dias, uma importante operação policial será realizada em todo Londres em resposta às protestas planejadas e aos eventos para comemorar o aniversário dos ataques terroristas de 7 de outubro”, informou em um comunicado.
“Reconhecemos que este fim de semana, próximo ao aniversário de 7 de outubro, as emoções estarão exacerbadas e os temores por segurança aumentarão, como é compreensível”, afirmou Lou Puddefoot, que lidera a operação, lembrando que já monitoraram protestos anteriores “sem medo nem favoritismos, garantindo que a celebração de protestos legítimos fosse permitida e intervindo quando a linha da criminalidade foi cruzada”.
Puddefoot assegurou que os agentes “mantiveram contatos regulares com os organizadores” dos diversos eventos programados e que possuem “planos detalhados para garantir a segurança dos participantes e poder responder a qualquer incidente ou delito”.
Além disso, a polícia londrina está “colaborando estreitamente” com intermediários das comunidades “para oferecer orientação, tranquilidade e uma presença visível, especialmente nas áreas onde sabemos que os temores são maiores”.
Entre os eventos previstos, a chamada Campanha de Solidariedade com a Palestina convocou para este sábado, junto com outros grupos, uma marcha de Russell Square até Whitehall, onde estão previstos discursos. Paralelamente, o grupo Stop The Hate programou uma contraprotesta ao longo do mesmo trajeto.
No domingo à tarde, ocorrerá em Hyde Park um ato memorial organizado pela Junta de Deputados dos Judeus Britânicos, o Conselho de Liderança Judaica e outros grupos.
No entanto, as autoridades policiais afirmaram não ter conhecimento de nenhum ato público “significativo” convocado para segunda-feira, dia do aniversário dos ataques.
Nesse contexto, a polícia lembrou que tanto o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) quanto o partido-milícia chiita libanês Hezbollah são “organizações proibidas” no Reino Unido, “o que significa que estão banidas”, e alertou que “qualquer um que mostrar símbolos, palavras ou de qualquer forma indicar seu apoio a uma organização proibida corre o risco de ser preso”.
(Com informações da Europa Press)