Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As inundações catastróficas continuam a causar estragos em diversas regiões da Espanha, com o aeroporto de Barcelona sendo a última área afetada. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água invadindo uma das terminais do aeroporto, resultando até o momento em 70 voos cancelados e 17 desviados para outros aeroportos após as chuvas torrenciais que atingiram a cidade nesta manhã.
Barcelona sob Alerta Vermelho
A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) emitiu um alerta vermelho para Barcelona, indicando “perigo extremo devido a chuvas torrenciais”. As autoridades recomendam que a população evite viajar, a menos que seja estritamente necessário.
Barcelona se junta a outras áreas da Espanha, como Valencia, que já registrou mais de 200 mortes devido às condições climáticas extremas. Enquanto isso, as equipes de resgate e limpeza continuam seus esforços na cidade de Valencia.
Impacto no Aeroporto de Barcelona
A operadora do aeroporto, Aena, informou que foi criado um Comitê de Crise para lidar com as consequências das intensas chuvas. Câmeras de segurança registraram água invadindo a terminal, além de inundação em uma das pistas de pouso. Atualmente, o site do aeroporto indica que a maioria das saídas está cancelada ou com pelo menos uma hora de atraso.
As chegadas também foram afetadas, e a situação deve permanecer crítica ao longo da tarde. Os passageiros que planejavam viajar para ou de Barcelona podem enfrentar dificuldades para chegar ao aeroporto, devido a relatos de inundações nas estradas e serviços de transporte público comprometidos.
Orientações para Passageiros
As autoridades recomendam que todos os passageiros verifiquem a situação de seus voos com as companhias aéreas. A Vueling, que opera a maior parte dos voos no aeroporto de El Prat, anunciou que abriu mais balcões de check-in para atender aos passageiros afetados.
Além disso, é importante lembrar que o seguro de viagem pode cobrir imprevistos, como despesas médicas urgentes, perda ou roubo de bens e cancelamentos de última hora. Caso seu voo seja cancelado devido a condições climáticas extremas, é fundamental consultar a apólice para entender os motivos cobertos, já que estes podem variar entre os fornecedores. Se a companhia aérea ou o agente de viagens cancelar seu voo por motivos relacionados ao clima, é provável que ofereçam uma compensação e a opção de um voo alternativo ou reembolso.