Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um ataque russo com bombas guiadas em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, deixou 13 mortos e 112 feridos nesta quinta-feira (09). Pelo menos 60 vítimas foram hospitalizadas, sendo 10 em estado grave. A ofensiva atingiu prédios residenciais, instalações industriais e áreas de transporte público, segundo informações da agência Reuters.
Na manhã do mesmo dia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, do partido Servo do Povo, classificou o ataque como cruel e pediu maior pressão dos aliados ocidentais sobre a Rússia. “Não há nada mais cruel do que lançar bombas aéreas em uma cidade, sabendo que civis comuns sofrerão”, declarou em sua conta no X (antigo Twitter).
Zelensky também apelou para que os Estados Unidos e a União Europeia ampliem as sanções contra o setor energético russo, enfatizando a necessidade de conter a frota de petroleiros do país.
Além de Zaporizhzhia, bombardeios atingiram Stepnohirsk, no sul da Ucrânia, onde duas pessoas morreram e outras duas foram resgatadas dos escombros. A região de Zaporizhzhia, parcialmente controlada por forças russas, tem sido alvo constante de ataques aéreos.