Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O brasileiro Gabriel Ferreira Motta Valladares, de 29 anos, foi formalmente acusado na Irlanda por quatro crimes após esfaquear três pessoas no último fim de semana em Dublin. Ele compareceu ao Tribunal Distrital da cidade nesta terça-feira (11), dois dias após sua prisão.
Natural do Rio de Janeiro e residente em Dublin desde 2022, Valladares utilizou uma faca e uma tesoura para cometer os ataques, conforme informaram as autoridades locais. Segundo o jornal Irish Times, o crime ocorreu na tarde de domingo (9) nos arredores de Stoneybatter, uma região central da capital irlandesa. Testemunhas relataram que o agressor usava máscara e atacou as vítimas de surpresa na rua.
O detetive Garda David Chapman afirmou ao tribunal que, ao ser acusado na delegacia, o brasileiro alegou ter agido por “medo de ser morto”. Ele enfrenta duas acusações de agressão com lesão e mais duas por posse de armas brancas, incluindo um estilete e uma tesoura.
Valladares foi detido na noite de segunda-feira (10), às 22h35, e formalmente acusado na delegacia de Bridewell Garda, localizada no centro-norte de Dublin. Durante a audiência, ele permaneceu em silêncio ao ser advertido sobre as acusações, acompanhou os procedimentos por meio de um intérprete e demonstrou emoção, chegando a rezar no tribunal.
A juíza Aine Clancy determinou que o brasileiro permanecerá sob custódia, uma vez que não solicitou fiança. A próxima audiência está marcada para o dia 18 de fevereiro, no Tribunal Distrital de Cloverhill.
