Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em mais um capítulo do conflito entre Rússia e Ucrânia, as forças russas lançaram uma série de ataques aéreos contra Kiev utilizando mísseis balísticos e drones, segundo informou a Força Aérea Ucraniana no Telegram, nesta quinta-feira. A ofensiva ocorre poucos dias após a Ucrânia realizar um ousado ataque com drones contra a frota de bombardeiros russos.
Diversos incêndios foram registrados em diferentes áreas de Kiev, provocados por projéteis e drones abatidos. Segundo Tymur Tkachenko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, os ucranianos têm se empenhado para conter a investida russa. Um produtor da CNN na região relatou ter ouvido pelo menos duas explosões.
Tkachenko denunciou que áreas residenciais foram alvejadas durante o ataque com drones. Um edifício de grande altura no distrito de Solomyanskyi foi atingido e sofreu danos. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, também relatou focos de incêndio nos distritos de Holosiivskyi e Darnytskyi.
Ainda de madrugada, unidades de defesa aérea da Ucrânia foram ativadas na região de Obolon, informou Klitschko pelo Telegram. “O ataque à capital continua. Permaneçam nos abrigos!”, alertou o prefeito.
Explosões e queda de destroços foram registradas em vários distritos, incluindo Solomyanskyi, Holosiivskyi e Darnytskyi.
No distrito de Holosiivskyi, os destroços atingiram um edifício residencial, provocando um incêndio e danos ainda sob avaliação. Já no distrito de Darnytskyi, um incêndio se alastrou até o 17º andar de um prédio alto, exigindo a presença de equipes médicas no local.
A sirene de alerta aéreo soou em todas as regiões da Ucrânia.
Em Solomyanskyi, um drone russo atingiu um prédio de apartamentos de 16 andares, dando início a um incêndio. As autoridades locais enviaram equipes de resgate ao local. Também há relatos de danos a uma escola na mesma área.
A Administração Militar da Cidade de Kiev, liderada por Tkachenko, informou que cortes emergenciais de energia poderão ser implementados em alguns bairros da margem esquerda da cidade (lado leste).
A Força Aérea da Ucrânia alertou para o risco de um novo ataque balístico contra Kiev, num contexto de confrontos constantes que evidenciam a instabilidade da região.
Os ataques com mísseis ocorrem poucos dias após o serviço de segurança da Ucrânia realizar uma série de operações com drones em território russo, atingindo aeródromos e danificando 41 aviões militares russos.
Na terça-feira, a Ucrânia também atacou a Ponte da Crimeia (Ponte de Kerch), a única ligação direta entre a Rússia e a península da Crimeia, ocupada por Moscou, utilizando 1.100 quilos de explosivos colocados sob a água.
Enquanto isso, a comunidade internacional acompanha com preocupação a escalada das tensões e seus possíveis impactos no equilíbrio geopolítico. Os esforços diplomáticos seguem em busca de uma solução pacífica, enquanto as populações nas áreas afetadas tentam resistir em meio à incerteza e ao perigo.
