Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As autoridades israelenses confirmaram neste sábado (30) a identidade de Idan Shtivi como o segundo refém cujos restos foram encontrados junto aos de Ilan Weiss durante uma recente operação na Faixa de Gaza, informou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
A ação foi conduzida pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e pelo Shin Bet, serviço de segurança interna do país. Na sexta-feira (29), os corpos haviam sido recuperados, mas ainda aguardava-se a confirmação formal da segunda identidade. Segundo o The Jerusalem Post, a notícia sobre a morte de Shtivi foi inicialmente divulgada pelo Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos em outubro de 2024. Apenas após análise forense recente foi possível certificar oficialmente o corpo recuperado em Gaza.
O processo de identificação foi realizado no Centro Nacional de Medicina Forense, com participação da Polícia de Israel, do Rabinato Militar e do Centro de Reféns e Pessoas Desaparecidas, que notificaram pessoalmente a família de Shtivi.
Netanyahu expressou suas condolências e solidariedade às famílias e ressaltou que a campanha de resgate continuará até alcançar seu objetivo.
Vida e legado de Idan Shtivi
Idan Shtivi, de 28 anos, era conhecido pelo compromisso ambiental e pela defesa da sustentabilidade. Estudava na Escola de Sustentabilidade da Universidade Reichman de Herzliya e tinha grande paixão por fotografia e pela natureza.
No dia 7 de outubro de 2023, Shtivi participou do festival Nova, no sul de Israel, para documentar os amigos que atuavam em workshops. Pouco antes do início da ofensiva do Hamas, comunicou à sua parceira que pensava em deixar o local devido ao lançamento de foguetes.
Durante a emergência, Shtivi ajudou ativamente na evacuação dos participantes. Segundo Netanyahu, ele foi um jovem valente e dedicado, que durante o caos procurou salvar vidas de outras pessoas.
Ao tentar escapar, Shtivi organizou a saída de carro junto a dois amigos, Lior e Yulia. O veículo foi interceptado por milicianos armados e acabou colidindo contra uma árvore. Seus acompanhantes foram encontrados mortos no local, e Shtivi foi sequestrado e levado a Gaza pelo Hamas.
A tragédia foi confirmada após análise forense no Instituto de Medicina Forense Abu Kabir. Shtivi deixa os pais Eli e Dalit, três irmãos e a parceira Stav.
Netanyahu reafirmou seu compromisso de resgatar todos os reféns: “Seguiremos atuando com determinação para trazer de volta todos os nossos sequestrados”. Até o momento, Israel já recebeu 207 reféns, dos quais 148 estão vivos.