Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Donald Trump Jr. acusou a BBC de divulgar “fake news” após a imprensa informar que o canal teria “editado” imagens de um discurso de seu pai, o presidente Donald Trump, para dar a impressão de que ele estaria incitando os manifestantes que invadiram o Capitólio em janeiro de 2021.
Na segunda-feira, o filho mais velho do presidente publicou no X: “FAKE NEWS! Os ‘repórteres’ do Reino Unido são tão desonestos e cheios de mer** quanto os daqui dos Estados Unidos!!!!”
A postagem se referia a uma matéria do The Telegraph, publicada no mesmo dia, que citava um “memorando interno de denúncia” elaborado por Michael Prescott, ex-conselheiro externo do Comitê de Diretrizes e Padrões Editoriais da BBC.
The FAKE NEWS “reporters” in the UK are just as dishonest and full of shit as the ones here in America!!!!
Telegraph: Exclusive: BBC ‘doctored’ Trump speech, internal report revealshttps://t.co/Tv77LNpXQB
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) November 3, 2025
O relatório dizia respeito a um episódio do programa Panorama, da BBC, intitulado ‘Trump: Uma Segunda Chance?’, exibido no final de outubro de 2024, cerca de uma semana antes da eleição presidencial nos EUA.
No programa, Trump aparenta dizer aos apoiadores: “Vamos caminhar até o Capitólio, e eu estarei com vocês; nós lutamos. Lutamos com tudo e, se vocês não lutarem com tudo, não terão mais país.”
Segundo o memorando, as falas de Trump foram alteradas: as imagens teriam sido editadas para juntar declarações feitas com cerca de 54 minutos de intervalo. Os manifestantes, mostrados marchando em direção ao Capitólio imediatamente após o trecho editado, na verdade, foram filmados antes de Trump começar a discursar.
O memorando destacou que o documentário não indicava que o vídeo havia sido editado ou exibido fora de sequência.
O The Telegraph citou Prescott afirmando que “isso criou a impressão de que Trump disse algo que ele não disse e, ao fazer isso, enganou materialmente os espectadores”. De acordo com o jornal, a direção da BBC “se recusou a aceitar que houve violação dos padrões”. Atualmente, o episódio não está disponível.