Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Rússia lançou uma segunda noite de ataques aéreos sobre a cidade portuária ucraniana de Odessa, bem como atacando a capital Kiev, segundo autoridades ucranianas. Relatos de explosões também surgiram na cidade portuária de Sebastopol, anexada pela Rússia na Crimeia.
O governador regional de Odessa, Oleh Kiper, afirmou nas redes sociais na madrugada de quarta-feira que os sistemas de defesa aérea estavam envolvidos na repulsão de um ataque aéreo russo e pediu aos moradores que permanecessem em abrigos. A Força Aérea da Ucrânia informou que detectou o lançamento de mísseis Kalibr russos pelo Mar Negro, sem fornecer mais detalhes.
Um vídeo postado nas redes sociais, que pretende mostrar as consequências de um ataque aéreo russo em Odessa, mostrou um prédio de apartamentos de vários andares com várias janelas destruídas e estilhaços de vidro na rua. Os sistemas de defesa aérea também estavam envolvidos na repulsão de um ataque aéreo russo em Kiev, disse a administração militar da capital no canal Telegram. Uma testemunha relatou explosões e fumaça subindo perto de Kiev, segundo a agência de notícias Reuters.
Os ataques a Odessa, um dos principais portos da Ucrânia para exportação de grãos, seguiram uma promessa de retaliação da Rússia após uma explosão em uma ponte que liga a Rússia à Península da Crimeia na segunda-feira, que Moscou atribuiu à Ucrânia. Pouco depois do ataque à Ponte da Crimeia na segunda-feira, Moscou retirou-se de um acordo que permitia a exportação de grãos dos portos do Mar Negro da Ucrânia, uma medida que a ONU disse que poderia gerar fome ao redor do mundo.
Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar de Odessa, disse em uma mensagem de voz em seu canal no Telegram na madrugada de quarta-feira que os ataques da Rússia foram projetados para assustar o mundo e aqueles que desejam ver a continuidade da exportação de suprimentos vitais de grãos da Ucrânia. “Estão tentando assustar o mundo inteiro, especialmente aqueles que desejam trabalhar pelo corredor de grãos… Ucrânia, Turquia e Nações Unidas”, disse Bratchuk. “Mas eu acredito que todas as pessoas normais e racionais vão olhar e dizer: Odessa não tinha medo, não tem medo e não terá medo – nós vamos trabalhar”, acrescentou.
Notícias online na Ucrânia também informaram na madrugada de quarta-feira que os moradores de Sebastopol, a capital da Crimeia anexada pela Rússia, relataram explosões na cidade portuária onde está baseada a Frota do Mar Negro da Rússia. Imagens online também mostraram supostos lançamentos de mísseis de Sebastopol. Não há mais detalhes ou confirmação independente dos eventos em Sebastopol.
A Força Aérea da Ucrânia também alertou sobre um provável lançamento de mísseis de cruzeiro russos pelo Mar Negro durante a noite, enquanto toda a parte leste da Ucrânia estava sob alerta de ataques aéreos, que começaram logo após a meia-noite de quarta-feira. Blogueiros militares pró-Kremlin afirmaram que os ataques a Odessa foram “massivos” e Moscou estava usando uma combinação de mísseis e drones na cidade e em outras regiões. A Reuters não pôde verificar independentemente os relatos.
Nesta terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia disse que atingiu alvos militares em duas cidades portuárias ucranianas durante a noite como “um ataque de vingança em massa” em resposta ao ataque à Ponte da Crimeia.