Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A fundadora da Theranos, Elizabeth Holmes, foi condenada na sexta-feira a mais de 11 anos de prisão por fraude, depois de enganar investidores sobre a suposta eficácia da tecnologia de teste de sangue de sua empresa. Ela foi condenada a se render em 27 de abril.
A ex-queridinha do Vale do Silício foi condenada em janeiro no Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Norte da Califórnia. Ela chorou enquanto falava com o tribunal antes de sua sentença na sexta-feira (18).
Ela foi condenada por enganar os investidores em centenas de milhões de dólares com falsas promessas de que ela havia desenvolvido uma tecnologia que revolucionaria os cuidados de saúde.
Holmes foi condenada em janeiro por três acusações de fraude eletrônica e uma acusação de conspiração, depois que um júri concluiu que ela enganou investidores com falsas alegações de que a tecnologia de exames de sangue de sua empresa poderia diagnosticar doenças com apenas algumas gotas de sangue.
“Adorei Theranos. Foi o trabalho da minha vida”, disse Holmes. “Minha equipe significava o mundo para mim. Estou arrasado com minhas falhas. Me desculpe. Dei tudo o que tinha para construir minha empresa.”
Sua equipe de defesa argumentou que ela deveria enfrentar uma sentença máxima de 18 meses, de acordo com os autos do tribunal. Em vez disso, ela recebeu 135 meses, o que equivale a 11 anos e três meses, atrás das grades.
O Wall Street Journal divulgou pela primeira vez a história de como a tecnologia de teste de sangue da Theranos estava lutando para atender às expectativas em 2015. Denunciantes e outras testemunhas se apresentaram para fornecer relatos detalhados de como Holmes e o ex-chefe operacional Ramesh “Sunny” Balwani enganaram pacientes, parceiros , investidores e funcionários sobre o progresso da empresa e as capacidades de sua tecnologia.
Antes avaliada em US$ 9 bilhões por investidores privados, a Theranos fechou em 2018.
“Obrigado por me receber. Obrigado pela cortesia e respeito que você me mostrou”, disse ela na sexta-feira. “Senti uma dor profunda pelo que as pessoas passaram porque eu falhei com elas. Aos investidores, pacientes, sinto muito.”
Os promotores pediram uma sentença de 15 anos para a ex-bilionária grávida de 38 anos e celebridade do Vale do Silício. Em julho, Balwani, que se envolveu romanticamente com Holmes anos antes, foi considerado culpado de 12 acusações de fraude criminal. Sua sentença está marcada para o próximo mês.
O juiz distrital dos EUA, Edward Davila, que presidiu o julgamento de Holmes, proferiu a sentença.
A equipe de defesa de Holmes pediu clemência ao juiz, argumentando que ela é uma filha e uma mãe que seria capaz de fazer o bem na sociedade daqui para frente. Mais de 130 indivíduos enviaram cartas à juíza apoiando sua personagem, algumas com influência significativa.
Holmes se dirigiu ao tribunal na sexta-feira, chorando enquanto reiterava que assume a responsabilidade pelo que aconteceu na Theranos – que ela chamou de “o trabalho de sua vida” – e expressando remorso.