Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O cofundador da Microsoft, Bill Gates , disse que a ascensão da China é uma “grande vitória para o mundo” durante uma entrevista na Austrália na segunda-feira (23).
Gates fez o comentário durante uma entrevista ao Lowy Institue, um think tank com sede em Sydney, na Austrália .
“Eu costumo ver a ascensão da China como uma grande vitória para o mundo”, disse Gates. “Quero dizer, isso é 20% da humanidade. Eles hoje correspondem à sua porção da economia global, e sua porção da população global corresponde exatamente, você sabe, países como Austrália, EUA, temos PIB per capita cinco vezes o que os chineses têm . Portanto, temos uma participação desproporcional na economia mundial.”
Seus comentários sobre o país comunista vieram em resposta a uma pergunta que perguntava a Gates o quão “otimista” ele era em relação à China.
“Sabe, eu acho que a mentalidade atual dos EUA para a China e que é recíproca é uma espécie de mentalidade de perde-perde, que se você perguntar aos políticos dos EUA ‘ei, você gostaria que a economia chinesa encolhesse 20% ou crescesse? em 20%’, temo que eles votariam que ‘sim, vamos empobrecer essas pessoas’, sem entender que para a economia global, a invenção de medicamentos contra o câncer, a solução para a mudança climática, você sabe que estamos todos nisso junto.”
Ao pintar a ascensão da China de forma positiva, Gates reconheceu que o país “não é uma democracia” e é “um caso atípico hoje em termos desse nível de riqueza e ainda sendo tão autocrático quanto eles”.