Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma vitória ucraniana na guerra com a Rússia resultaria no colapso do império de Moscou, disse o gerente de fundos bilionário George Soros na Conferência de Segurança de Munique na quinta-feira (17).
O investidor húngaro e fundador da rede de defesa da Open Society Foundations disse que uma Terceira Guerra Mundial deve ser “evitada a todo custo” e que “o apoio da Europa à Ucrânia deve ser preservado”.
Ele observou que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, está fornecendo à Ucrânia armas como mísseis, tanques e munições necessárias para resistir a um ataque russo, mas descobriu que a oposição da agora liderada Câmara dos Representantes pelos republicanos “faz outro grande pacote de financiamento bipartidário dos EUA”.
O empreiteiro paramilitar russo Wagner Group tem estado ativo na Ucrânia, mas seu líder Yevgeny Prigozhin disse recentemente que os esforços atuais para cercar as forças ucranianas na cidade de Bakhmut estavam sendo impedidos pela “burocracia monstruosa” de Moscou, aumentando as fissuras entre Wagner e o Kremlin. .
Prigozhin teve uma perspectiva de dois a três anos para a Rússia garantir o controle da região oriental ucraniana de Donbass e disse sobre Bakhmut em uma entrevista recente que “há muitas estradas de saída e menos estradas de entrada”.
“É possível que ele [Prigozhin] tenha sucesso, mas considero improvável, porque o exército ucraniano está oferecendo forte resistência e, uma vez que a Ucrânia possa usar as armas que lhe foram prometidas, a situação será invertida”, disse Soros.
“Isso dá à Ucrânia uma estreita janela de oportunidade no final desta primavera, quando receber os armamentos prometidos, para montar um contra-ataque que determinaria o destino da invasão russa da Ucrânia.”
Soros também sugeriu que os países da ex-União Soviética “mal podem esperar” para ver a Rússia derrotada na Ucrânia, pois desejam “afirmar sua independência”.
“Isso significa que uma vitória ucraniana resultaria na dissolução do império russo. A Rússia não representaria mais uma ameaça para a Europa e para o mundo”, afirmou.
“Isso seria uma grande mudança para melhor. Traria um enorme alívio para as sociedades abertas e criaria enormes problemas para as fechadas”.