Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A embaixada da China na Alemanha disse estar “perplexa e fortemente insatisfeita” depois que um relatório sugeriu que Berlim planeja proibir alguns equipamentos das empresas chinesas Huawei e ZTE em suas redes de telecomunicações 5G por motivos de segurança nacional.
Na terça-feira, a Reuters informou, citando uma fonte do governo, que a Alemanha está considerando banir certos componentes de empresas chinesas em suas redes móveis.
Um documento do Ministério do Interior alemão obtido pela Reuters disse que um fornecedor específico pode ser proibido de fornecer componentes críticos se for considerado direta ou indiretamente controlado pelo governo de outro estado.
Se as regras entrarem em vigor, isso pode significar retirar equipamentos já instalados nas redes e substituí-los por outros fornecedores, disse um porta-voz do Ministério do Interior à Reuters.
A Huawei foi acusada por vários governos, em particular os EUA, de representar uma ameaça à segurança nacional . Washington alegou que a Huawei tem laços estreitos com o governo comunista da China e que o equipamento de rede da empresa pode ser usado para enviar dados sobre cidadãos americanos às autoridades em Pequim.
A Huawei negou repetidamente que representa uma ameaça à segurança nacional.