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As empresas de navegação desviaram mais de US$ 30 bilhões em cargas do Mar Vermelho devido à ameaça de ataques por parte dos rebeldes houthis do Iêmen. Os ataques, que começaram em outubro de 2023, são uma consequência direta do conflito entre Israel e Hamas. A informação foi é do canal norte-americano CNBC.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou a formação de uma força-tarefa internacional para abordar questões de segurança no Mar Vermelho. No entanto, os detalhes da operação ainda não foram confirmados.
No momento, 57 navios porta-contêineres estão percorrendo a longa rota ao redor da África, em vez de cortar pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez. A capacidade total de contêineres desses navios é de 700.000 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés). O valor aproximado desses contêineres é de US$ 50.000, totalizando US$ 35 bilhões em cargas desviadas.
As companhias de transporte marítimo estão correndo para explicar aos exportadores norte-americanos os possíveis atrasos causados pela ameaça houthi. Os houthis, um grupo militante apoiado pelo Irã, se solidarizaram com a organização extremista palestina Hamas no conflito contra Israel.
As transportadoras podem enviar navios adicionais, pois a capacidade da frota cresceu mais de 20% nos últimos 12 meses. No entanto, os desvios exigirão tempo e não serão gratuitos, o que pode levar a aumentos de tarifas.
As autoridades portuárias estão esperando congestionamento devido aos novos horários de chegada e às necessidades de planejamento. A falta de equipamentos vazios (contêineres) se tornará um problema potencial, pois o reposicionamento de contêineres vazios em áreas de demanda levará 10 a 20 dias a mais.
Para os exportadores dos EUA, há várias maneiras de o comércio se mover, seja da Ásia para os portos da Costa Oeste ou atravessando o Canal do Panamá para os portos do Golfo e da Costa Leste. Atrasos do Canal do Panamá fizeram com que os exportadores optassem por reservar navios usando o Canal de Suez como forma de chegar à Costa Leste.
Um desvio ao redor do Cabo da Boa Esperança, no ponto mais meridional da África, acrescenta cerca de 3.400 milhas náuticas, ou aproximadamente 14 dias extras, dependendo da velocidade.
Executivos de logística também estão preocupados com um rápido aumento das tarifas de frete. Em junho de 2022, o Congresso aprovou a Lei de Reforma do Transporte Marítimo, dando à Comissão Federal Marítima (FMC) as ferramentas necessárias para reprimir os aumentos de preços de frete das transportadoras marítimas.