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As ações da Netflix subiram no pré-mercado desta quarta-feira após a empresa anunciar a adição de 13,1 milhões de assinantes durante o quarto trimestre, um crescimento mais forte do que o esperado por Wall Street, à medida que o serviço de streaming expande seu serviço com suporte a anúncios e combate o compartilhamento de senhas.
A Netflix agora possui 260,8 milhões de assinantes pagos, um novo recorde para o serviço, de acordo com os resultados trimestrais divulgados após o fechamento do pregão na terça-feira.
O crescimento de assinantes supera facilmente os 8,76 milhões adicionados no terceiro trimestre. A empresa também superou as expectativas de Wall Street para o quarto trimestre, que eram de 8 a 9 milhões.
Aqui estão os resultados:
- Lucro por ação: US$ 2,11 versus US$ 2,22 esperado pela LSEG, anteriormente conhecida como Refinitiv
- Receita: US$ 8,83 bilhões versus US$ 8,72 bilhões esperado pela LSEG
- Total de assinaturas: 260,8 milhões versus 256 milhões esperado, de acordo com Street Account
A Netflix registrou lucro líquido no quarto trimestre de US$ 937,8 milhões, ou US$ 2,11 por ação, contra US$ 55,3 milhões, ou 12 centavos por ação, no período do ano anterior.
A empresa registrou receita de US$ 8,83 bilhões no trimestre, ante US$ 7,85 bilhões no mesmo período do ano anterior.
À medida que se concentra em melhorar os lucros, a Netflix aumentou sua previsão de margem operacional para todo o ano de 2024 para 24%, ante uma faixa de 22% a 23%. A empresa citou o enfraquecimento do dólar americano e um desempenho do quarto trimestre mais forte do que o previsto.
A empresa também projeta lucro por ação de US$ 4,49 para o primeiro trimestre fiscal de 2024, acima dos US$ 4,10 esperados por Wall Street.
Embora os concorrentes no espaço de streaming tenham lutado para alcançar lucratividade e tenham reduzido os gastos com conteúdo, a Netflix está preparada para investir em uma lista maior. No entanto, ela não fará isso por meio de aquisições de empresas tradicionais de entretenimento ou ativos lineares, disse a empresa em uma carta aos acionistas na terça-feira.
“À medida que nossos concorrentes se ajustam a essas mudanças, é lógico esperar mais consolidação, principalmente entre empresas com redes lineares grandes e em declínio”, disse a empresa. “Não estamos interessados em adquirir ativos lineares. Nem acreditamos que mais fusões e aquisições entre empresas tradicionais de entretenimento mudarão materialmente o ambiente competitivo, dada toda a consolidação que já ocorreu na última década.”
Mas isso não impedirá a empresa de fazer parceria com criadores de conteúdo que tradicionalmente trabalham no espaço linear. A Netflix deu mais um passo para conquistar assinantes quando anunciou na terça-feira que transmitirá o popular WWE Raw a partir do próximo ano. O acordo é o maior passo da plataforma de streaming até agora no entretenimento ao vivo.
A empresa prevê competição contínua no futuro.
“É por isso que continuar melhorando nossa oferta de entretenimento é tão importante, e como muitos de nossos concorrentes cortam seus gastos com conteúdo, continuamos investindo em nossa lista”, escreveu a empresa aos acionistas.
A Netflix ainda está navegando em sua transformação de focar no crescimento de assinantes para focar no lucro, usando aumentos de preços, combate ao compartilhamento de senhas e camadas com suporte a anúncios para aumentar a receita.
Os investidores tiveram uma prévia do crescimento do plano baseado em publicidade da Netflix no início deste mês, quando a presidente de publicidade da empresa, Amy Reinhard, disse aos participantes da Variety Entertainment Summit na CES que a empresa agora tem mais de 23 milhões de usuários ativos mensais globais. Isso representa um aumento em relação aos 15 milhões que a empresa relatou em novembro.
Embora a Netflix não veja os anúncios como seu principal impulsionador de receita em 2024, ainda está procurando ampliar essa parte de seus negócios.
“Estamos focados no trabalho adicional que podemos fazer nesse espaço”, disse Greg Peters, co-CEO da Netflix, durante a teleconferência de resultados da empresa. “Isso significa tornar o plano de anúncios mais atraente. Adicionamos streams, resolução mais alta, downloads, o que significa canais de parceiros envolventes. Você verá que fazemos mais do que isso.”