Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em conversas monitoradas pelo Governo do Estado de São Paulo no início do ano, criminosos discutiam a necessidade de agilizar o ingresso de pedidos de soltura (HC) porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e que não teve o nome citado, se aposentaria em meados de 2021. A informação é da Folha de S. Paulo.
Coincidentemente, no dia 12 de julho de 2021, o ministro Marco Aurélio Mello completará 75 anos e precisará se aposentar.
Em outra conversa obtida pelo Governo de SP, o traficante Valter Lima Nascimento, conhecido também como ‘Guinho’, preso em setembro de 2019 e condenado a 20 anos de prisão, indicou haver necessidade do pagamento de R$ 3 milhões para impetrar com um habeas corpus no STF. Outros criminosos incentivaram Guinho, afirmando que valeria a pena.
Em 14 de abril deste ano, Marco Aurélio concedeu uma liminar autorizando a soltura de Guinho. Na ocasião, também usou o artigo 316 do Código de Processo Penal, que fala na necessidade de rever a prisão preventiva a cada 90 dias e soltou André do Rap, chefão do PCC.