Política

Ministros do STF participam de conferência internacional sobre a democracia brasileira

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na semana que vem, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e, o ministro Dias Toffoli, participarão da abertura da Conferência Anual Brazilian Studies Programme, organizada pelo Centro Latino Americano da Universidade de Oxford, na Inglaterra. 

Com cinco encontros programados sempre às quartas-feiras (5, 12, 19 e 26/5 e 2/6), o evento virtual contará com a participação de convidados que irão falar de diversos temas relacionados à democracia brasileira. O tema deste ano é “O Brasil real e imaginado: examinando narrativas de dissidência”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para a abertura, a discussão fica em torno das “Notícias falsas e o exercício da democracia no Brasil contemporâneo”, assunto sobre o qual o Toffoli falará ao lado da cientista política Nara Pavão, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e do especialista Ezequiel González Ocantos, professor associado do Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford.

Toffoli falará sobre as duas últimas décadas no Brasil e a percepção a respeito do País no cenário internacional. A palestra também abordará os desafios para a democracia em vários países como fenômeno internacional contemporâneo, que afeta o Brasil e vários países; como as instituições brasileiras vêm enfrentando esses desafios e defendendo a democracia; e a resposta do STF a orquestrações “antidemocráticas” por meio do inquérito ‘ilegal’ das fake news e a outros desafios do momento no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já Fux participará do último encontro da conferência, marcado para o dia 2 de junho. Fux falará sobre a atuação do STF em tempos de pandemia. No mesmo painel também estará presente Timothy Power, integrante da Universidade de Oxford e especialista em instituições políticas brasileiras.

Ao longo da programação, serão discutidos outros assuntos tais como o controle populista autoritário do Brasil: o que está em jogo para a democracia brasileira; grupos religiosos na política – entre tolerância e intolerância; e incerteza e estratégias de política fragmentadas: a pandemia no Brasil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile