Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta terça-feira (17), o senador Eduardo Girão criticou a decisão do Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Felipe Salomão, de determina que plataformas digitais suspendam repasses financeiros a sites conservadores.
A declaração de Girão foi feita durante sessão da CPI da Covid.
“O momento que a gente vive, é um momento muito grave de crise institucional. Uma perseguição declarada a ideias divergentes no país. Hoje, nós fomos surpreendidos, como se não bastasse a caça, uma caçada a jornalistas que tem ideias conservadoras, que fazem um trabalho independente como Alexandre Garcia, Ana Paula Henkel, que vão contra essa onda de narrativas e tem muitos outros”, disse o parlamentar.
“E você vê citações a essas pessoas aqui dentro dessa CPI, querendo manchar o nome de quem tem décadas e décadas de trabalho e que não tem mancha nenhuma”, continuou. “Você vê o que acontece hoje com o TSE que vem se reunir com partido político aqui dentro, isso é ou não é interferência? Para influência em decisões importantes que nós fomos eleitos pra isso. É do Parlamento, o TSE não tem nada que vir aqui”.
“Hoje fui surpreendido com uma decisão do TSE para ir atrás de blog. Olha que ponto chegou: atrás de blog que vai com ideias divergentes, que manifestam sua liberdade de expressão, para desmonetizar”.
O senador citou o canal no YouTube, chamado “TeAtualizei”, que fala sobre política e é dirigido pela Bárbara.
“Olha que nível chega a perseguição. É ou não é uma ditadura que a gente vive nesse país”, disse o parlamentar. “Tudo isso está acontecendo por uma omissão nossa, do Senado Federal, que fica em silêncio”.
“Desde que eu assumi essa cadeira no Senado Federal, eu falo que nós precisamos deliberar sobre as dezenas de pedidos de impeachment de ministros dos tribunais superiores que estão aqui”, afirmou.
“Chegou a hora da gente encarar e não sermos coniventes com esse problema institucional que a gente vive no país porque o Senado não faz o seu trabalho, que é deliberar sobre a CPI da Lava Toga e deliberar sobre impeachment de ministro”, finalizou Girão.
A decisão do TSE atinge: Adilson Nelson Dini – RAVOX, Allan dos Santos, Bárbara Zambaldi Destefani, Camila Abdo Leite do Amaral Calvo, Emerson Teixeira de Andrade, Fernando Lisboa da Conceição (Vlog do Lisboa), Folha Política, Jornal da Cidade On Line, Marcelo Frazão de Almeida, Nas Ruas, Oswaldo Eustáquio, Roberto Boni – Canal Universo e Terça Livre.
A suspensão da monetização destes canais nas redes YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e Twitch foi solicitada pela Polícia Federal, que investiga supostos ataques ao sistema eleitoral.
ASSISTA:
https://www.youtube.com/watch?v=JXdIiAAxfZA