Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Câmara
Foto: Divulgação

Política

Câmara dos Deputados aprova volta da propaganda partidária “gratuita” em rádio e TV

O texto aprovado do novo Código Eleitoral (PLP 112/21) autoriza o retorno da propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, revogada pela Lei 13.487/17, condicionando seu acesso ao cumprimento da cláusula de desempenho.

Para incluir essa medida, a relatora do código, deputada Margarete Coelho (PP-PI), usou como base o substitutivo do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) para o PL 4572/19, do Senado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o texto, em cada semestre, o partido que cumprir a cláusula de desempenho da Emenda Constitucional 97 contará com tempos totais de 5, 20 ou 30 minutos, sempre em inserções de 30 segundos.

Assim, o partido que tiver eleito até 9 deputados federais nas eleições anteriores poderá usar 5 minutos por semestre; aqueles com 10 a 20 deputados poderão usar 10 minutos; e as legendas com mais de 20 deputados terão tempo de 20 minutos. O tempo é assegurado para inserções nas redes nacionais e em igual quantidade nas emissoras estaduais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cláusula de desempenho estipula que somente terão direito ao dinheiro do Fundo Partidário e ao acesso gratuito ao rádio e à televisão os partidos com um mínimo de votos distribuídos por 1/3 dos estados ou um número mínimo de deputados federais, também distribuídos por um 1/3 dos estados.

Em cada rede, poderá haver apenas 10 minutos de inserções diárias de 30 segundos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Participação feminina

Nessa propaganda, que não se confunde com a propaganda eleitoral, os partidos deverão destinar um mínimo de 30% das inserções anuais a que têm direito para promover e difundir a participação política feminina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também deve assegurar espaço para estimular a participação política de pessoas negras, indígenas e com deficiência, inclusive no tempo reservado para a participação feminina.

Por outro lado, será proibida a participação de pessoa filiada a outro partido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As inserções ocorrerão em três faixas horárias diariamente:
– das 12 às 14 horas, com até 3 minutos totais;
– das 18 às 20 horas, com até 3 minutos; e
– das 20 às 23 horas, até o limite de 4 minutos.

Ao contrário do texto dos senadores, o código proíbe o uso de propaganda paga no rádio e na televisão, apesar de permitir o pagamento de anúncios e de impulsionamento da propaganda até o primeiro semestre do ano da eleição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A emissora que não exibir as inserções perderá o direito à compensação fiscal, além de ser obrigada a restituir o tempo ao partido nos termos definidos em decisão judicial.

Em anos eleitorais, esse tipo de propaganda será transmitida somente até 1° de junho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conteúdo proibido

Em relação às regras revogadas em 2017, o texto do novo Código Eleitoral inclui novas proibições de divulgação de conteúdo pelos partidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Será proibida a incitação à violência, em qualquer de suas formas; a defesa de posições ou interesses contrários à forma democrática de governo; e conteúdos ou mensagens que depreciem a condição de mulher ou estimulem sua discriminação em razão do sexo feminino ou em relação à sua cor, raça ou etnia.

Em vez da proibição do uso de imagens ou cenas incorretas ou incompletas e outros efeitos que distorçam ou falseiem fatos, o texto sintetiza esses termos com a proibição de propagar desinformação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A exemplo do que ocorria até 2017, não poderá haver propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses estritamente pessoais ou de outros partidos políticos.

As proibições abrangem todas as modalidades e plataformas publicitárias, inclusive a campanha de anúncios e o impulsionamento nos meios digitais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sanções

Para os partidos ou pré-candidatos que descumprirem a nova lei, haverá punição com multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil, sem prejuízo da apuração da ocorrência de abuso do poder.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando o descumprimento das regras envolver a propaganda partidária em rádio e televisão, além da multa e da apuração de abuso de poder, o partido será punido com a cassação do tempo equivalente a duas a cinco vezes ao da inserção ilícita no semestre seguinte. Se a transmissão for em bloco, haverá a cassação do direito à propaganda no semestre seguinte.

Esses casos todos serão julgados pelos tribunais regionais eleitorais em caso de propagandas divulgadas em redes estaduais e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se forem em redes nacionais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Finalidades

Por fim, o projeto lista como finalidades da propaganda partidária a difusão dos programas partidários; a divulgação da posição do partido em relação a temas políticos, comunitários e ações da sociedade civil; o estímulo à inclusão e à participação política de grupos minorizados e vulneráveis; e a divulgação de iniciativas legislativas e governamentais promovidas por partidos políticos e seus filiados, entre outros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Agência Câmara de Notícias

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Lula e Boulos

Últimas Notícias

Na noite desta quarta-feira (1º), o presidente do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, declarou que a legenda tomará medidas legais contra o ex-presidente...

Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta terça-feira (30) Érika Souza por vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude....

Brasil

Dois presos fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Rio Grande do Norte na tarde desta...

Vídeos

Uma cena assustadora marcou o dia em Putinga, no Vale do Taquari, a 208 km de Porto Alegre, nesta quarta-feira (1º), quando parte de...

Lula no estádio do Corinthians, Lula no estádio do Corinthians,

Últimas Notícias

Durante o evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, organizado pelas centrais sindicais em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Mundo

A manifestação sindical unificada do 1º de Maio em Paris tomou um rumo inesperado nesta tarde, quando grupos radicais atacaram lojas da capital francesa,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação desafiadora devido às fortes chuvas que começaram a afetar a região desde segunda-feira (29/4)....

Brasil

Nesta quinta-feira (2), a prefeitura de Porto Alegre tomou a decisão de fechar as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes devido...

Bebeto/deputado Bebeto/deputado

Brasil

O deputado federal Carlos Roberto Rodrigues, conhecido como Bebeto da Veggi (PP), foi vítima de uma possível tentativa de assassinato na tarde desta quarta-feira...

Brasil

Na noite desta quarta-feira (1º), o rio Taquari atingiu uma marca histórica, ultrapassando os 30 metros, conforme divulgado pela MetSul. Esta é a maior...

São Paulo

Uma quadrilha especializada em invadir prédios de luxo em São Paulo foi desmantelada nesta quarta-feira (1º) pela Polícia Civil. Entre os detidos, está um...

Últimas Notícias

Um homem de 53 anos, identificado como Claiton Homrich, viveu momentos de terror durante 15 horas após ter seu carro arrastado por uma enxurrada...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit