Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o ex-terrorista Cesare Battisti elogiou diversas vezes o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. O ministro foi seu advogado no processo de extradição que tramitou na Corte durante o Governo Lula.
Battisti, que hoje está detido na prisão calabresa de Corigliano Rossano, afirmou que o Barroso é uma das pessoas “mais honestas e corretas” que ele já conheceu.
“Ele tem uma dignidade e ética raras. Nunca deu um passo para trás, nem mesmo sob ameaça do Senado no momento de sua nomeação para o STF. É democrático e um progressista de convicção. Ele ficou profundamente decepcionado com as falsas promessas do PT e de Lula, promessas que viraram jogos de poder. Não deve nada a ninguém e segue os princípios de justiça social que são os mesmos dos meus”, acrescentou o assassino.
Anos de depois de atuar no processo de extradição do ex-terrorista, Barroso foi indicado para o STF por Dilma.
Em 2013, durante sabatina no Senado, Barroso afirmou que voltaria a defender Battisti, se fosse necessário. Ele argumentou que a Itália o transformou “numa espécie de símbolo de um acerto de contas com o passado”.