Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que os países da América do Sul só se desenvolverão de forma conjunta e solidária. De acordo com ele, uma vez que “não é possível imaginar um país rico cercado de países pobres por todos os lados”.
A declaração foi feita nesta quinta-feira (16), no Paraná (PR), durante cerimônia de posse de Enio Verri na presidência da Itaipu Binacional.
“O Brasil, como irmão maior dos países da América do Sul, tem que ter a responsabilidade de fazer com que os outros países cresçam junto conosco, para que a gente possa viver em um continente de paz e tranquilidade; e para que a gente nunca mais repita o gesto ignorante de uma guerra entre homens e mulheres e entre nações, como a que ocorreu entre Brasil e Paraguai”, disse Lula.
O petista defendeu no discurso que o aprimoramento das relações entre os países do continente, em especial no sentido de fortalecer o Mercosul e a Unasul.
“O Brasil – por seu tamanho, população e por ser o país mais desenvolvido do ponto de vista industrial, científico e tecnológico – tem de ter a grandeza de ser humilde e a grandeza de compartilhar tudo aquilo que pode acontecer de bom para o povo brasileiro, com os povos dos países vizinhos”, disse o presidente.