Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Deputados e senadores da oposição apresentarão uma denúncia junto à Procuradoria Geral da República (PGR) contra o general Gonçalves Dias, ex-comandante do Gabinete de Segurança Institucional, exigindo sua prisão. O militar é suspeito de ter alterado um relatório de inteligência e retirado informações sobre sua comprovação de que foi informado sobre possíveis ataques violentos às sedes dos Três Poderes, ocorridos em Brasília em 8 de janeiro.
A medida foi tomada após uma reportagem da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, revelar uma falsificação dos relatórios enviados à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.
Segundo reportagem da jornalista Malu Gaspar, o material em questão se trata de dois relatórios da Abin sobre o episódio. A diferença entre as versões revela que o GSI de Lula, comandado na época pelo general Gonçalves Dias, omitiu onze alertas que o ministro recebeu em seu celular sobre a movimentação dos golpistas entre os dias 6 e 8 de janeiro. Estes mesmos alertas constam na versão enviada em 8 de maio, após a troca de comando, com o GSI agora sob a liderança do general Marco Antonio Amaro dos Santos.