Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em discurso nesta quinta-feira (05), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que, apesar de a Constituição Federal ter proporcionado avanços ao Brasil, o país ainda tem um “desafio diário” de afastar “cupins da democracia”.
A declaração foi feita por ele no Senado durante comemoração aos 35 anos da Constituição.
De acordo com o também presidente do TSE, todas os Poderes da República devem se comprometer com o enfrentamento do “populismo ditatorial”: “Se nesses 35 anos evoluímos muito, nós ainda temos muitos desafios. Nós temos o desafio diário de manter a democracia. Nós temos o desafio diário de afastar o que eu chamo de cupins da democracia, dos arautos do autoritarismo, do arautos do populismo, dos arautos da ditadura”.
Moraes ainda disse que os Três Poderes devem estar “unidos” na defesa da democracia. “Para afastar — o que não ocorre só no Brasil, mas no mundo — esse novo populismo ditatorial que se pretende, com autoritarismo, ser tudo contra o que nossa Constituição de 1988 proclama”, acrescentou o magistrado.
De acordo com o ministro, além de garantir o “maior período de estabilidade democrática”, a Constituição Federal “consolidou a democracia”.
“Temos que realmente comemorar. […] É a Constituição republicana que garantiu o maior período de estabilidade democrática, que garantiu a democracia, o respeito ao Estado de Direito. A Constituição de 1988 fortaleceu as instituições, consolidou a democracia, efetivou diversos direitos fundamentais, universalizou a saúde e a educação”, afirmou.