Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A advogada Priscila Barbosa Carnaúba, de 30 anos, mulher do senador Randolfe Rodrigues (sem partido), foi nomeada para um cargo comissionado no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada pelo colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.
Carnaúba atua como assessora no gabinete da ministra Cármen Lúcia há cerca de um ano. Ela foi nomeada para o cargo no último dia 21 de setembro pela então presidente da Corte, Rosa Weber.
A escolha da advogada foi criticada por alguns setores, que questionaram a proximidade dela com o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional.
Em nota ao colunista, a ministra Cármen Lúcia afirmou que a nomeação foi feita por meio de um processo seletivo objetivo.
“Os critérios de seleção foram objetivos. Havia vaga de assessor no gabinete da Ministra Cármen Lúcia, diversos currículos foram analisados e, após entrevista e por cumprir as exigências, ela foi selecionada por ter mais ligação com temas de direito público”, disse a ministra.
A ministra também afirmou que a nomeação de Carnaúba não foi feita por indicação do senador Randolfe Rodrigues e que o fato de ela ser casada com o senador não foi considerado como um fator de veto.
“Assim como a escolha não é feita por indicação de outros poderes, o fato de se ter uma relação externa com alguém de outro poder não é fator de veto”, disse a ministra.
Carnaúba é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e tem especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília. Ela é advogada da União desde 2015.