Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite deste sábado (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, realizou um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para reforçar a segurança das urnas eletrônicas e convocar os eleitores das 51 cidades brasileiras que terão segundo turno a comparecerem às urnas neste domingo (27). Em meio à preocupação com o aumento da abstenção, Cármen Lúcia destacou o valor da participação democrática e assegurou a transparência do processo eleitoral.
Durante o pronunciamento, a ministra afirmou que “o voto é o gesto maior da vida democrática” e pediu que todos os eleitores exerçam o direito de votar para escolherem os futuros governantes de suas cidades. “Agradecendo aos mais de 130 milhões que compareceram às urnas no primeiro turno destas eleições, em nome da Justiça da Democracia, convido cada pessoa nos municípios que terão segundo turno a comparecer e exercer o direito de escolher o governo de sua cidade”, disse Cármen Lúcia.
A fala da presidente do TSE ocorre em um momento em que o país registrou o segundo maior índice de abstenção em eleições desde 1996. Segundo o TSE, cerca de 33,8 milhões de eleitores não votaram no primeiro turno, representando 21,71% dos aptos a votar. Em resposta a essa taxa, a ministra enfatizou que as urnas eletrônicas são “seguras e auditáveis” e encorajou aqueles que se ausentaram na primeira fase a comparecerem neste domingo, onde houver segundo turno. “As urnas eletrônicas, seguras e auditáveis, estão preparadas para receber o voto de cada pessoa. Quem não votou no primeiro turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo, se houver segundo turno em sua cidade.”
Além dos eleitores, a ministra também agradeceu aos juízes eleitorais, aos quase 2 milhões de mesários e mesárias e aos servidores da Justiça Eleitoral pelo trabalho desempenhado no primeiro turno. Ela reconheceu ainda o papel das forças de segurança pública que, segundo ela, “ajudam a que todos possam votar em paz”.
Com o segundo turno definido para este domingo, 51 municípios com mais de 200 mil eleitores, incluindo 15 capitais, irão às urnas para decidir os próximos prefeitos e prefeitas. A ministra destacou a importância do voto para o futuro do país, apontando para o legado democrático construído ao longo dos anos. “Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito, e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo”, concluiu Cármen Lúcia.