Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, cancelou sua participação no evento Global Citizen Now, realizado neste domingo (17) no Rio de Janeiro. O encontro, paralelo à Cúpula do G20, contaria com Janja como uma das palestrantes, mas a decisão veio após a repercussão de declarações polêmicas feitas por ela no sábado (16).
Durante um painel do evento Cria G20, Janja xingou o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter). Em uma fala totalmente desproporcional ao posto que ocupa, a primeira-dama do Brasil declarou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk.” A declaração, que gerou aplausos e gritos da plateia, foi rapidamente compartilhada nas redes sociais, atraindo reações de políticos, apoiadores e opositores.
A fala da primeira-dama aconteceu em meio a discussões sobre a regulamentação global das redes sociais, tema que vem sendo defendido por ela e outros representantes do governo brasileiro. Janja destacou que a regulação precisa ser articulada internacionalmente, afirmando:
“Se não fizermos essa discussão de forma global, nós não vamos conseguir vencer. Não adianta termos leis no Brasil se os EUA não discutirem essa questão.”
Ao perceber uma falha no som logo após suas declarações, Janja ironizou: “É o Elon Musk.”
O próprio Musk reagiu no X. Ele respondeu a publicações sobre o episódio com “LOL” (rindo muito alto) e, em outra interação, sugeriu que as declarações poderiam impactar o cenário político brasileiro, dizendo: “Eles vão perder a próxima eleição.”