Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretendem viajar para a China com o intuito de inspecionar as fábricas que estão preparando as vacinas contra a Covid-19.
De acordo com informações da revista Veja, a expectativa é que essa viagem aconteça no início de dezembro e demore cerca de 30 dias para realiza-los, esse tempo se deve em conta das exigências do país asiático que solicitará que a equipe passe 15 dias isolados no hotel quando chegar, após esse afastamento social eles estarão liberados para ter acesso aos laboratórios e deverão passar mais 15 diretamente nas fábricas.
Questionada pela Veja a Anvisa respondeu que esse procedimento é algo de rotina:
“As inspeções internacionais fazem parte da atividade da Anvisa e são fundamentais para a avaliação de plantas fabris que fornecem medicamentos com registro no Brasil.
No contexto das pesquisas por vacinas contra o Covid-19, a Anvisa está em processo de certificação das plantas fabris das vacinas de Oxford e da Sinovac/Butantan.
O processo de liberação de inspetores para a inspeção das fábricas está em andamento na Anvisa.
A Certificação de Boas Práticas é uma avaliação in loco das condições e processos da linha de produção de um medicamento ou vacina e tem como objetivo verificar o cumprimento de critérios de qualidade essenciais para um medicamento.
A Certificação é um pre-requisito para que um medicamento esteja no mercado”.