Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pernambuco notificou três casos confirmados do Candida auris, fungo mortal, que está se espalhando pelo mundo. O superfungo é difícil de ser detectado e ainda mais difícil de ser tratado. Ele apresenta resistência aos principais medicamentos antifúngicos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os casos de Candida auris foram registrados em dois pacientes internados no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e de uma pessoa atendida no hospital Tricentenário, localizado em Olinda.
Os dois primeiros casos são de homens com idades de 48 e 77 anos, internados por outros problemas, que não apresentaram repercussões clínicas decorrentes do diagnóstico pelo fungo.
Já o 3º paciente se trata de um homem de 66 anos, que teve o diagnóstico em 22 de maio.
A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, disse que tem atuado preventivamente, monitorando todas as suspeitas do fungo.
“Decidimos criar um comitê com várias entidades científicas para acompanhar cada caso de perto, com todas as particularidades. A secretaria está empenhada em garantir que a população esteja segura e se mantém vigilante para evitar novos casos”, disse a pasta em comunicado.
Entre dezembro de 2021 e setembro de 2022, Pernambuco registrou 47 casos de Candida auris, atendidos no Hospital da Restauração.
Após o episódio, há 8 meses a secretaria de Saúde monitora a unidade, que não apresentou mais casos de colonização nas suas dependências e pacientes.
De acordo com a pastar, além disso, não houve morte associada ao fungo.