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O mineral que pode substituir o sal e salvar vidas

Comer habitualmente produtos ultraprocessados, pegar o saleiro e despejar sem sequer provar a comida, e até mesmo cozinhar todos os alimentos com sal, são práticas que atualmente são consideradas não recomendáveis para manter uma boa saúde cardiovascular.

O consumo habitual de sal em excesso pode parecer inofensivo, mas está associado a vários riscos para a saúde que causam milhões de mortes prematuras a cada ano. O mais frequente desses riscos é a hipertensão arterial, responsável por cerca de 9,4 milhões de mortes por ano.

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A pressão arterial elevada influencia pelo menos 40% de todas as doenças cardíacas e derrames, que, por sua vez, representam 45% das doenças não transmissíveis.

Um mineral chave para reduzir o consumo de sal é o potássio. Foi comprovado que uma menor ingestão de sódio e uma maior utilização deste mineral estão relacionadas a um menor risco de doença cardiovascular (DCV) na maioria das pessoas, de acordo com um estudo internacional publicado na revista Hypertension, que pertence à Associação Americana do Coração (AHA). O trabalho realizado por esta instituição, que celebra seu centenário em 2024, propõe incluir recomendações sobre sal enriquecida com potássio nas diretrizes nacionais de tratamento da hipertensão arterial (HTA).

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O consumo de sal em todo o mundo é muito elevado, ao contrário do potássio. Uma ingestão insuficiente deste mineral também pode ter um efeito negativo sobre a pressão arterial, pois quando sua quantidade é baixa, o corpo tende a acumulá-lo. O problema é que isso também leva ao acúmulo de sódio, o que, por sua vez, pode desencadear um aumento na pressão arterial, fazendo com que o coração trabalhe mais e resultando em doenças graves.

“Se o mundo passasse do uso de sal comum para sal enriquecido com potássio, milhões de AVCs e ataques cardíacos seriam evitados a cada ano, a um custo muito baixo”, explicaram os pesquisadores dos Estados Unidos, Austrália, Japão, África do Sul e Índia no estudo. Eles se basearam em 32 diretrizes distintas para o tratamento da hipertensão, publicadas na última década.

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“Devido à abundância de evidências disponíveis, acreditamos que é hora de incluir substitutos de sal nas diretrizes de tratamento para ajudar a lidar com as crescentes taxas de pressão arterial alta não controlada em todo o mundo e reduzir as mortes evitáveis”, afirmaram os autores, apontando que, com exceções, “as atuais diretrizes clínicas oferecem recomendações incompletas e inconsistentes sobre o uso desses substitutos de sal”.

Segundo estimativas, 20% das mortes relacionadas à hipertensão arterial estão ligadas ao consumo excessivo de sal. Portanto, propuseram que as pessoas deveriam trocar sua dieta atual baseada em sódio por uma dieta de sal enriquecido com potássio (com uma composição de 75% de cloreto de sódio e 25% de cloreto de potássio).

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“Isso deveria ser recomendado a todos os pacientes com hipertensão, a menos que tenham doença renal avançada, estejam usando um suplemento de potássio, estejam usando um diurético poupador de potássio ou tenham outra contraindicação”, afirmaram os especialistas, que recomendaram “fortemente” que os organismos que elaboram diretrizes clínicas revisem suas recomendações “o mais rápido possível” para incluir o uso de substitutos de sal enriquecidos com potássio.

Sódio e potássio no organismo O sódio, um dos componentes do sal de mesa, está naturalmente presente em alguns alimentos, mas frequentemente são adicionadas grandes quantidades de sódio aos alimentos processados, embalados e preparados comercialmente.

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A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) recentemente publicou um guia voluntário que incentiva a indústria alimentícia a reduzir gradualmente o sódio, anteriormente vinculado a pesquisas que mostram aumento na pressão arterial, nos alimentos produzidos comercialmente ao longo dos próximos dois anos e meio.

O potássio tem um efeito oposto no corpo: pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e aumentar a excreção de sódio, reduzindo a pressão arterial. Fontes ricas deste mineral incluem frutas, vegetais de folhas verdes, feijões, nozes, laticínios e vegetais com amido, como abóbora de inverno.

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Em um estudo considerado crucial e conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, também foi valorizado o uso de potássio em substituição ao sal.

A relação entre o consumo de sódio e o risco de doença cardiovascular tem sido controversa, segundo os autores do estudo publicado em 2021. Dados abrangentes, incluindo ensaios randomizados, consistentemente demonstraram que, à medida que a ingestão diária de sódio aumenta, a pressão arterial também aumenta e, à medida que a pressão arterial aumenta, o risco de doença cardiovascular também aumenta.

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Os pesquisadores realizaram uma análise conjunta de seis estudos de coorte prospectivos: o Estudo de Seguimento de Profissionais de Saúde, o Estudo de Saúde de Enfermeiras, o Estudo de Saúde de Enfermeiras II, o Estudo de Prevenção de Doença Renal e Vascular Terminal, e os Estudos de Seguimento de Ensaios de Prevenção de Hipertensão.

Neles, analisaram os dados individuais de excreção de sódio e potássio e a incidência de doença cardiovascular, incluindo doença coronariana ou acidente vascular cerebral. Os dados vieram de múltiplas amostras de urina de 24 horas tiradas de mais de 10.000 adultos geralmente saudáveis, com um acompanhamento do estudo de eventos cardiovasculares por quase nove anos. Um total de 571 eventos cardiovasculares foram documentados durante os estudos de corte.

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Depois de levar em consideração uma ampla gama de fatores de risco cardiovascular, os pesquisadores determinaram que uma maior ingestão de sódio, medida por múltiplas amostras de urina de 24 horas, associou-se significativamente a um maior risco cardiovascular de forma dose-resposta, com uma ingestão diária de sódio variando de aproximadamente 2.000 a 6.000 mg.

Cada aumento de 1000 mg por dia na excreção de sódio associou-se a um aumento de 18% no risco de ECV. Para cada aumento de 1000 mg por dia na excreção de potássio, o risco de doença cardiovascular era 18% menor. Além disso, uma maior proporção de sódio para potássio associou-se significativamente a um maior risco cardiovascular. Essas associações foram consistentes nos subgrupos definidos por idade, sexo, hipertensão inicial, estado de peso e anos de acompanhamento.

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“Este estudo destaca a importância de utilizar um biomarcador confiável para medir a ingestão habitual de sódio e avaliar sua relação com o risco cardiovascular”, afirmou Frank Hu, professor Fredrick J. Stare de Nutrição e Epidemiologia, presidente do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard e autor sênior da pesquisa. “Os achados oferecem um suporte adicional às estratégias de saúde pública, incluindo regulamentações, rotulagem de alimentos e promoção de padrões dietéticos saudáveis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a ingestão de potássio”, concluiu.

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