Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Alzheimer
(Pixabay)

Saúde

Descubra as melhores vitaminas para aumentar sua memória e proteger contra o Alzheimer

A memória é a capacidade fundamental do ser humano de aprender, recordar e armazenar informações. Falhas na memória podem indicar problemas de atenção ou evocação, e, embora a perda leve de memória seja natural com o envelhecimento, é crucial estar atento a sinais que podem indicar doenças como o Alzheimer. Qualquer falta de capacidade geralmente é uma preocupação. Mas é importante distinguir entre os exemplares cotidianos, devido à passagem de dois anos, e os patológicos, que podem indicar algum quadro.

A demência é o resultado de diversas doenças e lesões que afetam o cérebro, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). Afeta diferentes domínios cognitivos, como memória, linguagem, funções executivas e comportamento. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em crianças.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Cerca de 55 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo e entre 60% e 70% dos pacientes sofrem de Alzheimer”, disse Leonardo Palacios Sánchez, professor de neurologia da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade do Rosário, na Colômbia. Seguindo estes números, até 2050, poderíamos esperar um número próximo de 145 mil pessoas afetadas em todo o mundo, afirma o Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.

Esta entidade explica que, sendo verdade que o principal fator de risco associado ao desenvolvimento da demência é a educação avançada, cada vez mais se dá atenção às estratégias de prevenção ambiental como plano de ação. Nubia Bautista, vice-diretora de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia, recomenda para prevenção: “Manter estilos de vida saudáveis, ser ativo física, social e intelectualmente e consultar precocemente os serviços de saúde em caso de lapsos de memória, linguagem ou comportamento após 50 anos”. Dentro dessas estratégias, a nutrição desempenha um papel fundamental.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, a Associação Colombiana de Neurologia afirma que a nutrição é muito importante para a saúde geral, mas também para o funcionamento do cérebro. “Nosso cérebro, como qualquer outra parte do nosso corpo, precisa ser alimentado. Dois nutrientes são essenciais para que nosso cérebro seja saudável:

  • Água: contribui para manter as funções físicas e cognitivas normais. A desidratação afeta o desempenho cognitivo, a atenção e a coordenação motora. Portanto, uma hidratação adequada ao longo do dia é essencial. As necessidades diárias são de apenas 2 a 2,5 litros de água, dependendo de cada pessoa e idade.
  • Cálcio: ajuda a função normal da neurotransmissão.
  • Fósforo: permite o funcionamento normal das membranas celulares.
  • Ferro e zinco: promovem a função cognitiva normal.
  • Ácido pantotênico: contribui para o desempenho intelectual normal.
  • Biotina, tiamina, vitamina B6, vitamina C: auxiliam no funcionamento normal do sistema nervoso e na função psicológica normal.
  • Cobre, magnésio, potássio, vitamina B2, B12, niacina: contribuem para o funcionamento normal do sistema nervoso.

Quais são as melhores vitaminas para a memória? Para que o funcionamento celular, o crescimento e o desenvolvimento corporal ocorram adequadamente, é necessário ter uma alimentação que inclua as 13 vitaminas essenciais: vitaminas A, C, D, E, K e os demais tipos de vitamina B. Dentre elas, a que se destaca por fornecer nutrientes essenciais ao cérebro e prevenir o declínio cognitivo da vitamina B. Segundo a Clínica da Universidade de Navarra, na Espanha, “as vitaminas B1, B6 e B12 não têm funções funcionais no cérebro e, quando não ingeridas em quantidades suficientes, pode causar sérios problemas neurológicos. A deficiência de vitamina B12 causa anemia (como os sintomas normais de fadiga e apatia), pode causar distúrbios de memória e problemas nervosos, causando formigamentos e distúrbios de sensibilidade”.

E acrescenta em seu portal: “No cérebro, a deficiência de vitamina B1 pode causar problemas como a encefalopatia de Wernicke, que se caracteriza por um grave distúrbio de memória”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista ao portal CNBC, a psiquiatra e nutricionista da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, garantiu que a vitamina B é a melhor para combater o envelhecimento do cérebro, pois contribui para mantê-lo jovem e saudável.

Portanto, uma alimentação rica contém tipos de vitamina B que são essenciais para melhorar a memória, a concentração e o desempenho intelectual, além de prevenir distúrbios de memória.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, um estudo realizado pelo Hotchkiss Brain Institute, da Universidade de Calgary, no Canadá, em colaboração com a Universidade de Exeter, no Reino Unido, determinou que a vitamina D ajuda a prevenir a demência.

No Instituto, o investigador Zahinoor Ismail relatou “resultados contraditórios”, há evidências de que “a vitamina D tem efeitos no cérebro”, especialmente se for fornecida numa situação “precoce, antes do início do declínio cognitivo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quais alimentos contêm vitaminas para a memória?

Vitamina A: Segundo a Clínica Mayo, está presente em diversos alimentos, como espinafre, latina e figo. “Outras fontes são alimentos ricos em betacaroteno, como vegetais folhosos, amoras e mel. O corpo transforma betacarotenos em vitamina A”, acrescenta a clínica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitaminas do grupo B: Dr. Naidoo, também autor do livro “O que al food faz como o tu cerebro”, mencionou que a vitamina B é fácil de incorporar na alimentação diária e recomenda alguns alimentos ricos nesse nutriente, como ovos, leguminosas, sementes de girassol e vegetais de folhas verdes.

Vitamina B1: Também conhecida como tiamina, contribui para a transformação dos alimentos em energia e para a absorção da glicose no cérebro, sendo essencial nas conexões dos neurônios. Alguns alimentos que contêm essa vitamina são gergelim e sementes de girassol, carne de porco ou macadâmia, entre outros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitamina B3: Participa na produção de neurotransmissores. A lista de alimentos que contém esse nutriente é carne bovina, frango e pimentão, entre muitos outros.

Vitamina B6: Participa na produção de energia e clareza mental. Segundo o National Institutes of Health, foi demonstrado que pessoas com mais funções neurológicas e psicológicas apresentam deficiências dessa vitamina, que pode ser encontrada em alimentos como carne bovina, peixe ou aves, entre outros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitamina B9: Preserva a função cognitiva e a perda de memória, segundo pesquisa publicada na Revista Española de Nutrição Humana e Dietética. Alimentos como gema de ovo, espinafre ou sementes estão entre os que fornecem vitamina B9.

Vitamina B12: Contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso e melhora as funções cerebrais e cognitivas, especialmente em pessoas idosas. Um estudo mostrou que a deficiência dessa vitamina pode causar demência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os alimentos que contêm altos níveis de vitamina B12, segundo a Clínica Mayo, incluem: “produtos de origem animal, como peixes, carnes magras, aves, ovos e leite desnatado e semidesnatado. uma “Uma boa fonte de vitamina B12 e outras vitaminas B.”

Vitamina C: Participa na produção de neurotransmissores. Encontrado em frutas cítricas, bagaço, batata doce, tomate, pimentão, repolho, couve de Bruxelas, brócolis e espinafre.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitamina D: A deficiência desta vitamina está associada ao baixo estado de espírito e ao declínio do desempenho cognitivo, por isso é considerada uma das melhores vitaminas para a memória. A maneira mais fácil de obtê-lo é expondo-o ao sol de 20 a 30 minutos por dia; Porém, existem locais onde não é possível e necessário tomar suplementos para complementar a alimentação. Também é encontrado em alguns alimentos como leite, sal ou alguns cereais.

Vitamina E: É uma das mais importantes na prevenção do declínio cognitivo, como mostram diversas pesquisas. “Alguns alimentos ricos em vitamina E incluem óleo de canola, óleo, margarina, amendoas e amendoínas. Também é encontrada em carnes, alimentos latinos, vegetais folhosos e cereais fortificados”, conta à Clínica Mayo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vitamina K: Sua principal função é a coagulação sanguínea, e vários estudos mostram que tem potencial para influenciar o comportamento psicomotor e a cognição. Alimentos de origem animal e vegetal, como gema de ovo, vegetais de folhas verdes, couves, gérmen de trigo ou soja, mas também alguns alimentos que contenham vitamina K.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

O embate entre o bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da antiga plataforma de mídia social “X” (ex-Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF) do...

Últimas Notícias

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou claro que não tolerará invasões de terras pelo Movimento...

mauro vieira mauro vieira

Últimas Notícias

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, posicionou-se em defesa da nota emitida pelo Itamaraty em resposta ao ataque do Irã a Israel, afirmando...

OAB saidinha OAB saidinha

Últimas Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou apoio à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar um trecho da...

barco pará barco pará

Destaques

Uma embarcação com corpos foi descoberta no sábado (13) por pescadores no litoral do Pará. Segundo o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton...

Últimas Notícias

A apresentadora Silvia Popovic foi vítima de um assalto na tarde de domingo (14), na região central de São Paulo. Em um vídeo publicado...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Atualmente, há registros de paralisações em várias instituições de ensino superior e técnico do Brasil. Ao menos 48 universidades, 71 institutos federais e um...

Brasil

A cantora sertaneja Lígia Fernanda Gonçalves, também conhecida como Nanda Ferraz, de 34 anos, faleceu em um acidente de carro na Rodovia Vicinal Luiz...

Brasil

Uma mulher de 38 anos morreu afogada ontem, dia 14, na piscina de Machácara, em Limeira, no interior de São Paulo, enquanto participava da...

Últimas Notícias

Por Arthur Virgílio Prezado colega Celso Amorim.CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Li sua declaração, afirmando que o Irã dos aiatolás eunucos e misóginos “fez...

Brasil

Seis indivíduos foram detidos em flagrante no domingo (14), suspeitos de tentativa de fraude durante a realização de um concurso público em Vargem Grande...

Brasil

As intensas chuvas que afetam diversas regiões do Maranhão estão exacerbando o fenômeno das voçorocas em Buriticupu, localizada a cerca de 400 km de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit