Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O enfraquecimento da visão é uma das consequências inevitáveis do envelhecimento.
Uma das condições mais comuns são as cataratas, caracterizadas por uma área turva no cristalino, ou seja, a “lente” do olho. A parte clara do olho que ajuda a focar a luz é afetada e causa “visão embaçada, cores opacas, sensibilidade à luz, problemas de visão à noite, visão dupla”, conforme explicado pelo Instituto Nacional do Olho dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA.
Embora com os avanços da medicina hoje seja possível reverter cirurgicamente essa condição, existe uma fruta capaz de preservar a visão e prevenir, ou pelo menos retardar, o aparecimento das cataratas.
Qual é a fruta que ajuda a prevenir as cataratas
Para contrabalançar a possibilidade de desenvolver essa condição, os especialistas recomendam seguir uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas e minerais.
Diante do mito popular que reconhece a cenoura como um dos alimentos benéficos para a visão, as uvas surgem como uma alternativa com mais propriedades para preservar a visão.
Especificamente, a uva branca possui propriedades magníficas e um excelente valor nutricional que a tornam muito benéfica para a saúde em geral e para a saúde visual em particular.
Por que as uvas ajudam a prevenir as cataratas?
Segundo um artigo publicado pela Clínica Baviera, na Alemanha, os principais benefícios da uva branca para a visão podem ser resumidos em:
- Devido ao seu alto teor de antioxidantes e vitaminas de várias classes, ajuda a prevenir doenças oculares relacionadas diretamente ao envelhecimento, como cataratas ou Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
- Também reduz o estresse oxidativo e seus danos à retina e protege contra o glaucoma.
- Além desses benefícios diretos para a visão, a uva branca tem outras vantagens, como sua capacidade de controlar o colesterol e seus efeitos depurativos, diuréticos e emagrecedores que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, duas patologias perigosas que, em muitos casos, também afetam negativamente a visão.
Por que as cataratas aparecem?
Como mencionado, é uma condição própria do passar do tempo. Segundo os NIH, “após os 40 anos, as proteínas no cristalino do olho começam a se decompor naturalmente. A maioria das cataratas ocorre devido a essas mudanças naturais”.
E embora os pesquisadores ainda estudem qual é a causa exata dessa degeneração, encontraram alguns fatores de risco que, além do envelhecimento, aumentam a probabilidade de desenvolver cataratas:
- Histórico familiar de cataratas.
- Diabetes.
- Lesão ocular grave.
- Cirurgia ocular para tratar o glaucoma ou outra condição ocular.
- Uso de esteroides (medicamentos usados para tratar uma variedade de problemas de saúde, como artrite ou alergias).
- Recebimento de radioterapia para câncer ou outras doenças.
Além disso, fumar, consumir álcool em excesso e passar muito tempo sob o sol, especialmente sem óculos de sol, também podem acelerar o desenvolvimento dessa doença.