Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 386 milhões para a construção de uma nova planta do Instituto Butantan em São Paulo. Os recursos permitirão o desenvolvimento e a produção de bancos de vírus e células para produtos biológicos, como vacinas e medicamentos.
A nova estrutura, com 4,6 mil m², está prevista para entrar em operação em janeiro de 2029. Segundo o BNDES, a unidade possibilitará avanços em pesquisas de produtos terapêuticos, incluindo anticorpos monoclonais, que são medicamentos de alta tecnologia usados no tratamento de doenças como câncer e artrite reumatoide.
Durante a construção da planta, estima-se a criação de 70 empregos indiretos. Após a conclusão, serão gerados 50 postos de trabalho diretos e permanentes. O financiamento é parte do plano Mais Produção, dentro da política de neoindustrialização do governo federal, denominada Nova Indústria Brasil.
“As novas instalações serão dedicadas à produção de cepas sazonais e pandêmicas da vacina contra Influenza e ao desenvolvimento de novas vacinas. A produção poderá ser realizada com mais de uma cepa ao mesmo tempo, como no caso da vacina trivalente de influenza produzida no Butantan, ou também dedicada a uma única cepa, dependendo da estratégia de produção dos bancos”, informou o BNDES.
Saulo Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan, destacou que o financiamento “é mais uma demonstração de que o Butantan vem fazendo uma gestão profissional e responsável, capaz de obter financiamentos e transformá-los em benefícios para a população brasileira”.
A construção da nova planta do Instituto Butantan marca um importante avanço para a biotecnologia no Brasil, reforçando a capacidade do país em desenvolver e produzir vacinas e outros produtos biológicos essenciais para a saúde pública.