Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Ainda não chegamos na primavera, mas aqueles que sofrem com rinite alérgica já podem se preparar para um alto índice de pólen nas próximas semanas. Os sintomas comuns – nariz escorrendo, olhos coçando e espirros incessantes – estão se aproximando. Enquanto o verão muitas vezes é um desafio para muitos, a rinite alérgica agora está começando já em fevereiro. De acordo com uma pesquisa da Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido (UKHSA), “o aumento das temperaturas” está fazendo com que as temporadas de pólen das árvores comecem “mais cedo” e com “níveis mais altos”, tornando os sintomas mais severos do que o habitual. “Isso significa que algumas pessoas alérgicas podem começar a sentir a rinite alérgica e outras reações já em janeiro/fevereiro”, disseram especialistas da agência em um comunicado no site.
Embora a rinite alérgica seja bastante comum, ela pode realmente interferir na vida cotidiana, explica a Dra. Rupa Parmar, médica e diretora da Midland Health. “Ela pode levar a um sono ruim, reduzir sua capacidade de pensar claramente e até mesmo piorar condições como asma”, afirma ela.
Dicas para lidar com a rinite alérgica
- Alergoproof sua casa: Mantenha janelas e portas fechadas no início da manhã e à noite, quando os índices de pólen são geralmente mais altos. Considere trocar para pisos duros e aspire pelo menos uma vez por semana com um filtro de poeira.
- Melhore seus hábitos de higiene pessoal: Tomar banho antes de dormir pode retirar alérgenos que podem ter ficado presos em seu cabelo e cílios. Troque suas roupas ao chegar em casa e lave suas fronhas regularmente.
- Proteja suas vias respiratórias: Evite remover completamente os pelos do nariz, pois eles prendem alérgenos. Um corte leve é suficiente. Um enxágue com água salgada pode ajudar a remover o pólen do nariz.
- Medicação: Anti-histamínicos são geralmente o tratamento de primeira linha para espirros, nariz escorrendo e olhos coçando. Sprays de corticosteroides nasais podem ajudar com a congestão, mas devem ser usados regularmente para fazer efeito.
- Considere tratamentos alternativos: A terapia com luz usando uma máquina Rhinolight altera a liberação de histamina e pode melhorar as reações ao pólen. A imunoterapia constrói gradualmente resistência ao pólen, podendo ser administrada por injeções ou gotas.
- Mantenha-se seguro na estrada: Substitua o filtro de ar do carro para evitar recircular ar cheio de pólen e tente evitar estradas movimentadas, pois a poluição pode aumentar os efeitos inflamatórios do pólen.
