Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O vírus da gripe aviária H5N1, altamente contagioso, pode se propagar pelo ar sob certas condições, segundo um novo estudo da República Tcheca. A descoberta foi feita por veterinários do governo ao investigarem um misterioso surto em uma fazenda de frangos de alta segurança.
Apesar das medidas rigorosas de biossegurança, o vírus infectou o rebanho, causando a morte de milhares de aves. O provável responsável foi o vento. O Dr. Kamil Sedlak, autor principal do estudo, indicou que a transmissão aérea foi a causa mais provável nesse caso. Os especialistas rastrearam o vírus até uma fazenda de patos a quase 8 quilômetros de distância da instalação avícola.
Os pesquisadores confirmaram que as aves próximas às grades de ventilação foram as primeiras a morrer, sugerindo exposição ao vírus transportado pelo ar. Condições meteorológicas daquela semana revelaram uma brisa constante de oeste para leste e temperaturas mais frias, ideais para a sobrevivência do vírus. Sedlak destacou: ‘Acredito que, sob determinadas condições específicas, a propagação do vírus da influenza aviária pelo vento pode ocorrer’.
As descobertas, publicadas no servidor de pré-impressão bioRxiv, ainda são preliminares. O Dr. Richard Webby, diretor do Centro Colaborador para a Ecologia da Influenza da OMS, comentou que a transmissão pelo vento já foi suspeitada antes, mas é difícil de comprovar. Já o Dr. Michael Osterholm, diretor do Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas, afirmou que o risco para os humanos se infectarem dessa forma é baixo, mas que isso poderia explicar casos incomuns. A Dra. Montserrat Torremorell sugeriu que fazendas adotem filtros de ar nos estábulos como uma medida adicional de precaução.
