Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pela segunda vez consecutiva, a cerimônia de entrega do Oscar não será exibida na TV aberta brasileira. A transmissão será exclusiva da TNT e da plataforma de streaming Max, ambas pertencentes à Warner Bros. Discovery.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, não há margem para negociações com outras plataformas, tampouco para a TV aberta, por escolha dos detentores dos direitos de transmissão. Desde 2023, está em vigor um acordo na América Latina entre a Disney, que detém os direitos da premiação da Academia, e a Warner.
Este acordo, envolvendo uma quantia considerável paga pela Warner, concede exclusividade do evento no Brasil e em outros países, como a Argentina, para a empresa americana. Para a Disney, não faz mais sentido exibir o evento na TV aberta em nosso país.
Ao longo dos anos, a Globo foi responsável por transmitir o Oscar em várias ocasiões. Até 2022, a líder de audiência apresentava os momentos mais marcantes da cerimônia, incluindo a entrega ao vivo de prêmios importantes, como o de Melhor Filme. A emissora exibiu o evento da Academia entre 1974 e 1993, 1997 e 1999, e entre 2005 e 2022. O SBT também teve sua participação, exibindo o Oscar entre 1994 e 1996, e entre 2000 e 2004. A TV Tupi (1950-1980) transmitiu a festa mais importante do cinema em 1970, em uma das primeiras transmissões via satélite da história da TV brasileira.
A próxima edição do Oscar está marcada para o próximo domingo, dia 10, às 20h, no horário de Brasília. Na TNT, Ana Furtado será a responsável por conduzir a transmissão. A edição de 2024 promete disputas acirradas entre filmes de sucesso, como “Barbie”, “Oppenheimer” e “Pobres Criaturas”.