Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pelo menos 13 pessoas morreram e uma vasta área foi devastada no domingo por fortes tempestades em Texas, Oklahoma e Arkansas. As tempestades destruíram casas e uma parada de caminhões onde os motoristas se refugiavam durante a última tempestade fatal que atingiu o centro dos EUA.
Sete das mortes ocorreram no Texas, perto da fronteira com Oklahoma, onde um tornado devastou uma área rural na noite de sábado perto de um parque de casas móveis, de acordo com autoridades locais. As tempestades também causaram danos em Oklahoma, onde convidados de um casamento ao ar livre ficaram feridos. Dezenas de milhares de residentes ficaram sem eletricidade em toda a região.
“Apenas um rastro de escombros restou. A devastação é bastante grave”, disse o xerife do condado de Cooke, Ray Sappington, à Associated Press.
As autoridades disseram que várias pessoas foram levadas para hospitais de ambulância e helicóptero no condado de Denton, no Texas, mas ainda não sabiam a extensão total dos ferimentos. Sappington disse que entre os mortos no Texas estavam três membros de uma família que foram encontrados em uma casa perto da pequena comunidade de Valley View.
Pelo menos quatro pessoas morreram em Arkansas, incluindo uma mulher de 26 anos que foi encontrada morta fora de uma casa destruída em Olvey, uma pequena comunidade no condado de Boone. Outra pessoa morreu no condado de Benton, Arkansas.
A destruição continua um mês sombrio de tempo severo mortal no meio-oeste dos EUA. Os tornados desta semana em Iowa deixaram pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos. Os tornados mortais eclodiram durante uma temporada historicamente ruim para tornados, enquanto as mudanças climáticas contribuem para a gravidade das tempestades em todo o mundo. Abril foi o segundo mês com o maior número de tornados registrado no país.
No Texas, um tornado cruzou o condado de Denton, ao norte de Dallas, derrubando reboques de tratores e interrompendo o tráfego na Interestadual 35. Um abrigo foi aberto na área rural de Sanger.
Sappington disse que pelo menos entre 60 e 80 pessoas estavam dentro de uma parada de caminhões na rodovia, algumas procurando abrigo, quando a tempestade atingiu a área, mas não houve ferimentos graves.
Meteorologistas e autoridades emitiram advertências urgentes para buscar abrigo à medida que as tempestades avançavam pela região durante a noite. “Se você está na trajetória desta tempestade, busque abrigo agora”, publicou o escritório do Serviço Meteorológico Nacional em Norman, no X, anteriormente conhecido como Twitter.
No Texas, o Departamento de Bombeiros de Denton postou nas redes sociais que equipes de emergência perto de Dallas estavam respondendo a um porto esportivo “por múltiplas vítimas, algumas relatadas como presas”.
Estradas intransitáveis e linhas elétricas caídas em Oklahoma também levaram as autoridades da cidade de Claremore, perto de Tulsa, a anunciar nas redes sociais que a cidade estava “fechada” devido aos danos.
O amanhecer começou a revelar a extensão da devastação. Imagens aéreas mostraram dezenas de casas danificadas, muitas sem telhado e outras reduzidas a escombros.
Os residentes acordaram com carros capotados e garagens desabadas. Alguns residentes foram vistos passeando e avaliando os danos. Perto dali, alguns vizinhos estavam sentados nos alicerces de uma casa destruída.
No auge das tempestades, mais de 24.000 residências e empresas ficaram sem eletricidade em Oklahoma, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do estado. A agência também relatou grandes danos causados pelo granizo do tamanho de uma bola de beisebol e múltiplos feridos em um casamento ao ar livre que estava ocorrendo no condado rural de Woods.
O calor excessivo, especialmente para maio, era o perigo no sul do Texas, onde a sensação térmica estava prevista para chegar a 49 graus Celsius em alguns lugares durante o fim de semana. A temperatura real seria um pouco mais baixa, mas a umidade tornaria a sensação muito mais forte.
A região estava no extremo norte de um domo de calor que se estendia do México à América do Sul, conforme informou o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Zack Taylor. O domingo poderia se tornar o dia mais quente, com recordes para o final de maio previstos em Austin, Brownsville, Dallas e San Antonio, disse Taylor. Brownsville e Harlingen, próximas à fronteira entre Texas e México, já haviam batido recordes no sábado, com temperaturas de 37 ºC e 38 ºC, respectivamente, de acordo com o serviço meteorológico.
Também havia alertas no oeste do Texas, em todo o Novo México e partes de Oklahoma, Arizona e Colorado. A umidade era muito baixa, abaixo de 10%, e rajadas de vento de até 97 km/h (60 mph) foram registradas. “Temos ar muito seco, temperaturas quentes e fortes ventos que criam um alto risco de incêndios em uma ampla área (…) que podem levar a incêndios incontroláveis ou de rápida propagação”, disse Taylor.
Abril e maio foram meses de grande atividade de tornados, especialmente na região central-norte do país. O aquecimento global está aumentando a intensidade das tempestades em todo o mundo. Os Estados Unidos registraram em abril a segunda maior quantidade de tornados. Até o momento de 2024, o país já supera em 25% a média de tornados, segundo o Centro de Previsão de Tempestades de Norman. Iowa sofreu um golpe severo esta semana, quando um tornado letal devastou Greenfield. E outras tempestades causaram inundações e danos pelo vento em diferentes partes do estado.
Esperava-se que o sistema de tempestades que causou o mau tempo se deslocasse para o leste durante o fim de semana do Memorial Day, provocando chuvas que poderiam atrasar a corrida das 500 milhas de Indianápolis no domingo, em Indiana, e mais tempestades em Illinois, Indiana, Missouri e Kentucky. O risco de condições meteorológicas extremas se desloca para a Carolina do Norte e Virgínia na segunda-feira, segundo os meteorologistas.
(Com informações da AP)