Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira (5) na plataforma X (antigo Twitter) que o colega de bancada Junior Lourenço (PL-MA) será expulso do partido por votar contra a cassação de André Janones (Avante-MG), acusado de envolvimento em um esquema de “rachadinha” (repasse ilegal de salários).
Lourenço foi o único parlamentar do PL a apoiar o relatório do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que recomendava o arquivamento do processo. A informação foi divulgada por Ferreira nas redes sociais após Lourenço ter votado a favor do arquivamento durante a reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
“O Deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL”, escreveu Nikolas Ferreira na rede X.
O pedido de cassação contra Janones, apresentado pelo próprio PL, foi arquivado pelo Conselho de Ética com uma votação de 12 a 5. O relatório defendendo o arquivamento foi elaborado por Guilherme Boulos.
Enquanto Junior Lourenço foi o único deputado do PL a votar pelo arquivamento e, consequentemente, pela absolvição de Janones, os demais membros do partido criticaram o relatório de Boulos e a posição da esquerda, acusando-os de defender a “rachadinha”.