Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “enlouqueceu completamente” e está “matando muita gente desnecessariamente — e não me refiro apenas a soldados”, em referência aos recentes ataques em massa da Rússia contra cidades ucranianas.
“Eu sempre tive uma relação muito boa com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele ENLOUQUECEU completamente!”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social, na noite de domingo. “Eles estão lançando mísseis e drones contra cidades da Ucrânia sem nenhum motivo”, acrescentou.
As declarações foram feitas um dia após uma ofensiva aérea russa que deixou pelo menos 12 mortos e 79 feridos em diferentes regiões da Ucrânia. Segundo autoridades ucranianas e veículos locais, a Rússia lançou centenas de drones e dezenas de mísseis durante o processo de troca de mil prisioneiros entre os dois países, acertado na semana passada em Istambul.
Trump alertou que, caso Putin realmente esteja tentando conquistar todo o território ucraniano — e não apenas uma parte —, essa ambição pode trazer consequências graves para dentro da própria Rússia. “Sempre disse que ele quer TODA a Ucrânia, não só uma parte, e talvez eu esteja certo. Mas se ele fizer isso, será a queda da Rússia!”, escreveu.
No mesmo post, Trump também fez críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por sua postura durante a guerra. “Ele não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar do jeito que fala. Tudo o que ele diz causa problemas. Eu não gosto, e é melhor ele parar.”
No domingo, Zelensky havia cobrado uma resposta mais firme da comunidade internacional após os ataques russos. “O silêncio da América, e o silêncio de outros países do mundo, só encoraja Putin”, declarou o presidente ucraniano.
Trump voltou a afirmar que, se ainda fosse presidente dos Estados Unidos, a guerra jamais teria começado. “Essa é uma guerra que nunca teria acontecido se eu fosse o presidente”, escreveu. E completou: “Essa é a guerra de Zelensky, de Putin e de Biden — não é a minha. Só estou tentando apagar os grandes e horríveis incêndios que começaram por causa da incompetência e do ódio flagrante.”
As declarações reforçam o discurso que Trump tem adotado desde o início de sua nova campanha: o de mediador entre os dois lados do conflito. Apesar disso, ele também sinalizou a possibilidade de impor novas sanções contra Moscou caso não haja compromisso com um cessar-fogo.
“Ele está matando muita gente”, reforçou Trump sobre Putin em outras declarações dadas no domingo, nas quais afirmou estar considerando medidas mais duras contra o Kremlin.
Desde seu retorno à Casa Branca, Trump tem dito que quer liderar um esforço diplomático para encerrar a guerra, embora mantenha duras críticas aos principais envolvidos — incluindo o atual presidente dos EUA, Joe Biden, a quem responsabiliza pelo início do conflito.
“Só estou tentando apagar o fogo que eles começaram”, concluiu Trump.
Com informações de Europa Press e EFE.
