Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, assinou nesta segunda-feira (27) um novo acordo comercial com a União Europeia destinado a remediar os problemas causados pelo Protocolo da Irlanda do Norte.
A libra atingiu a alta da sessão de US$ 1,2051, alta de 0,9%, logo após o anúncio. O euro também subiu 0,7%, atingindo a alta da sessão de US$ 1,0613.
“Fizemos um avanço decisivo, juntos mudamos o protocolo original e estamos anunciando hoje o novo Windsor Framework”, disse Sunak em entrevista coletiva ao lado de von der Leyen após as discussões da dupla.
“O acordo de hoje proporciona um fluxo comercial tranquilo em todo o Reino Unido, protege o lugar da Irlanda do Norte em nossa união e salvaguarda a soberania do povo da Irlanda do Norte”, acrescentou.
“O Reino Unido e a União Europeia podem ter tido nossas diferenças no passado, mas somos aliados, parceiros comerciais e amigos… este é o começo de um novo capítulo em nosso relacionamento.”
O acordo busca resolver as tensões causadas pelos acordos pós-Brexit de 2020 que regem a Irlanda do Norte, uma província britânica, e sua fronteira aberta com a Irlanda, estado membro da UE.
O Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020, mas o Protocolo da Irlanda do Norte provocou desacordos persistentes desde então. Esta parte do acordo do Brexit exige verificações de algumas mercadorias que viajam para a Irlanda do Norte do resto do Reino Unido – com as novas negociações destinadas a facilitar essas regras.
Partidos unionistas na Irlanda do Norte – que faz parte do Reino Unido, ao contrário de sua vizinha Irlanda, que faz parte da UE – argumentaram que os controles estabelecem uma fronteira efetiva no Mar da Irlanda. O Protocolo também foi criticado por colocar em risco o Acordo da Sexta-Feira Santa – um acordo de paz de longa data que pôs fim a três décadas de violência sectária na Irlanda do Norte.
Resta saber, porém, se irá longe o suficiente para acabar com o impasse político na Irlanda do Norte e satisfazer os críticos na Grã-Bretanha e na província.