Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Argentina proibiu a venda de frangos e ovos ao exterior após ser confirmado o 1º caso de gripe aviária no circuito comercial do país. A informação foi divulgada pelo secretário de agricultura argentino, Juan José Bahillo, na noite de terça-feira (28).
Antes da confirmação em frango comercial, o vírus havia sido detectado na Argentina em outras 24 aves silvestres e domésticas, aumentando as preocupações de que a doença possa se espalhar e prejudicar as exportações do país.
“O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou o primeiro caso positivo de influenza aviária altamente patogênica em aves de granjas na província de Rio Negro (Patagônia), levando o país a perder temporariamente o seu status de livre da doença e a suspender a exportação de produtos aviários, conforme as normas internacionais”, afirmou o governo em nota.
Bahillo afirmou que o Senasa decidiu realizar as medidas de contenção, estabelecidas no Manual de Contingência da Influenza Aviária, “a fim de evitar a dispersão em outros estabelecimentos avícolas”.
Porém, os produtos “continuam seguros para os argentinos”, e a suspensão das exportações atende às exigências das regulamentações internacionais.