Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Agenor Tupinambá, conhecido por compartilhar no TikTok a rotina de amizade com a capivara Filó e outros animais, foi denunciado pelo Ibama por supostos maus-tratos, abuso e exploração animal.
A multa foi dada na terça-feira (18). O fazendeiro terá de pagar uma multa de R$ 17 mil.
Nas redes sociais, Agenor mostrava o cotidiano da fazenda na qual mora, em Autazes, interior do Amazonas (AM).
O tiktoker amazonense compartilhava momentos de carinho e cuidado com os animais de sua fazenda. Filó protagonizava as postagens dele e fazia sucesso com os seguidores.
Ontem, o fazendeiro tiktoker divulgou uma nota de esclarecimento nas redes sociais, onde lamenta as acusações contra ele e relata a relação de carinho que nutre pelos animais.
Confira a declaração completa de Agenor:
“Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida. No total, as multas somam mais de 17 mil reais, valor que nunca nem vi na minha vida.
Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso.
Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria. Com amor, Agenor Tupinambá”.